Saiba como limpar um japamala corretamente

 em Conteúdo Mãos Ocupadas, Japamala

Depois de ativar o seu japamala, é natural que você queira limpá-lo – e mantê-lo sempre limpo. E não falamos apenas da sujeira grosseira, aquela que nossos olhos veem logo de cara. É muito importante manter o japamala limpo energeticamente! Por esse motivo, preparamos essas dicas  de como limpar um japamala.

como limpar um japamala

Japamala tradicional feito com 108 sementes de rudraksha – as Lágrimas de Shiva. Veja mais em nossa loja virtual.

Lembre-se que o japamala é um cordão poderoso pronto para absorver todos os tipos de energia ao redor. Por isso é muito utilizado como amuleto de proteção e garantir a limpeza dele é sempre prudente.

É altamente recomendado que não se empreste ou compartilhe seu japamala com ninguém. Suas energias são suas, as dos outros são dos outros. Tipo escova de dente… Cada um tem a sua e ponto final.

Com o uso diário é natural – e benéfico – que seu japamala retenha os seus óleos e outros fluidos corporais. Isso ajuda na conservação dele e o mantém sempre ‘vivo’. No entanto, com o passar do tempo é necessário fazer uma limpeza pesada e ativá-lo novamente.

Isso sem contar com algum imprevisto que possa sujar seu japamala – tipo derrubar aquele cafezinho maroto…

Há inúmeras maneiras de limpar um japamala. Nós selecionamos algumas que entendemos mais adequadas para compartilhar com você. Então vamos lá!

Como limpar um japamala: limpeza grosseira, ou física:

  • Banho banho, aquele bom e velho com água e sabão. Preferencialmente sabão neutro. Lave seu japamala com cuidado e delicadeza. Lembre-se que, embora não seja uma peça frágil, ele é muito delicado e deve ser tratado como tal. Evite quaisquer produtos químicos. A sujeira que um sabão neutro não for capaz de remover, é melhor deixar pra lá.
  • Banho de mar. A água do mar sempre faz uma limpeza profunda em tudo. Mas, como ela é muito poderosa, faça com moderação e cuidado. As sementes de rudraksha, por exemplo, tendem a ficar muito secas após o contato com a água do mar.
  • Banho de rio ou cachoeira ou os dois. Outra excelente oportunidade para limpar física e energeticamente seu japamala. A água doce agride menos a estrutura física do seu japamala. No entanto é bom evitar excessos. Contas de madeira como sândalo ou tulsi, também tendem a ficar secas depois de um banho.

Como limpar um japamala: limpeza sutil ou energética

Após a limpeza física é natural que seu japamala fique seco e opaco. Naturalmente ele irá retomar o aspecto vistoso, na medida em que for manuseado. Mas se puder hidratá-lo com algum óleo essencial de boa procedência seria ótimo!

Limpeza sutil, ou energética:

– Banho de sol ou banho de lua, ou os dois! Mas certifique-se que seu japamala estará em um lugar seguro.

Defumação com incenso. Há uma variedade enorme de incensos para a limpeza energética.  O Palo Santo, por exemplo, é uma excelente opção para a limpeza energética do seu japamala e de todos os ambientes que você quiser como sua casa, escritório, quarto de meditação, etc.

– Banho com sal grosso. Milenarmente usado como ingrediente indispensável em trabalhos de limpeza energética, basta deixar seu japamala descansando sobre um punhado de sal grosso.

– Banho seco. Prática muito comum para os reikianos, elimina toda a energia pesada e desnecessária, transformando-a em positividade.

Estas são somente algumas possibilidades mais comuns para cuidar de um japamala. Mas existem inúmeras outras maneiras e nós adoraríamos saber como você limpa o seu japamala!

Deixe seu comentário ou nos escreva pelo email [email protected]

Ah, e lembre-se que é natural que seu japamala se arrebente com o passar do tempo. Afinal ele é um poderoso cordão energético. Se ele arrebentar, não se preocupe. Leia estas dicas aqui e fique em paz.

Um abraço e boas práticas!

Conteúdo produzido por Mãos Ocupadas. A cópia e distribuição são autorizadas desde que citada a fonte.

Fontes:

Imagem de destaque: https://www.flickr.com/photos/mindfulmediacreations/

Aproveite para conhecer nossos japamalas

Temos dezenas de opções de japamalas. Peças com conceito e feitas com material sagrado.

Em nossa loja virtual você encontra além de dezenas de japamalas lindos e poderosos, incensos, incensários, bags, brincos, chaveiros e outros acessórios.

Postagens Recomendadas
Mostrando 10 comentários
  • Sônia Cristina Rivas
    Responder

    Boa tarde, depois de limpar o japamala com sabão neutro e deixar no sol , precisa energizar de novo para começar a usar , e qto tempo se limpa o japamala

    • Mãos Ocupadas
      Responder

      Olá Sônia!

      Agradecemos pela mensagem.

      É sempre bom energizar o japamala após a limpeza. Principalmente se for um japamala novo.

      A limpeza deve ser feita sempre que você achar necessária. Não há uma determinação específica sobre isso.

      Um abraço e boas práticas!

  • Jacqueline de Oliveira
    Responder

    Eu achei um japamala dentro de um carro que comprei, tentei procurar o dono mas sem sucesso, o que devo fazer? Estou com ele aqui em casa pensei em ficar com ele, mas estou com grande dúvida.

    • Mãos Ocupadas
      Responder

      Olá, Jacqueline! Se você encontrou em um Meriva 2011 pode ficar para você pois era nosso!

      rsrsrsrsrsrs…

      Brincadeiras a parte, é sempre bom lembrar que o japamala é um cordão energético e pode estar impregnado de uma energia que não é a sua. Mas para começar a usá-lo, basta fazer uma limpeza física e energética nele e pronto. É o famoso lavou, tá novo!

      Em nosso blog você encontrará todas as informações que precisa para limpar e energizar o seu japamala.

      Um abraço e boas práticas,
      Mãos Ocupadas

  • Sandra
    Responder

    Boa noite, emprestei a minha japamala em rudraska, como limpar e nergizar a mesma? Podem ajudar-me? Gratidão

    • Mãos Ocupadas
      Responder

      Olá, Sandra.

      Além deste post que aponta caminhos para limpar o seu japamala, neste outro aqui temos algumas dicas para energizá-lo novamente: https://maosocupadas.com.br/dicas-para-ativar-o-seu-japamala/

      E lembre-se de que o japamala é como nossa escova de dentes, não é recomendável que seja emprestado para ninguém 😉

      Um abraço e boas práticas,
      Mãos Ocupadas

pingbacks / trackbacks
  • […] neste post, explicamos detalhadamente como limpar o japamala. Nele recomendamos que não sejam usado abrasivos […]

  • […] Mito! Esta é uma dúvida que circula bastante nas redes sociais. Como hoje em dia há muitas pessoas fazendo e vendendo japamala, é esperado que seja criado argumento de vendas… Se você puder (quiser ou precisar) ter mais de um, nada mal. Sendo assim, basta um para você realizar todas as suas práticas meditativas que está tudo bem. Portanto, basta ter em mente que de tempos em tempos você precisará fazer uma boa limpeza para aumentar a vida útil dele. Neste post te ensinamos a como limpar seu japamala corretamente. […]

  • […] Mantenha suas sementes de rudraksha limpas, higienizando com um pano macio sempre que necessário. Temos um post muito esclarecedor sobre como limpar seu japamala corretamente (Clique aqui para ler) […]

  • […] Evitar exposição excessiva à luz solar, à água e, principalmente, a produtos químicos. Eventualmente, em maior ou menor medida, eles acabam danificando a integridade dos materiais. Manter o japamala limpo é fundamental para a longevidade da sua peça. E por isso preparamos um post especialmente para te ensinar a como limpar o seu japamala corretamente. Clique aqui para ler. […]

Deixe um Comentário

0

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Vitrine de japamala