Sementes de rudraksha: usos e benefícios

 em Conteúdo Mãos Ocupadas, Japamala, rudraksha

As sementes de Rudraksha são usadas há séculos na Índia e no Nepal para fins espirituais e de cura.

A princípio, elas estão associadas ao deus hindu Shiva e são usados como um símbolo de devoção para receber sua proteção e bênçãos.

Assim também muitas pessoas usam as sementes de rudraksha para aliviar o estresse, melhorar a concentração e afastar as energias negativas.

Elas são consideradas uma ferramenta de cura poderosa, especialmente para potencializar os efeitos da meditação.

O que são as sementes de rudraksha?

As sementes de rudraksha são coletadas de dentro dos frutos das várias espécies da árvore Elaeocarpus ganitrus.

Em sua apresentação natural, os frutos da rudraksha tem uma bela casca azul brilhante, o que levou ao apelido de “contas de mirtilo”.

Antes de mais nada, é importante destacar que as árvores Elaeocarpus só podem ser encontradas em algumas regiões do mundo pois só se desenvolvem em condições determinadas de altitude e clima.

Dessa forma elas geralmente são encontradas no Himalaia, Nepal, Índia e Indonésia. Esta árvore cresce rapidamente e pode produzir até 2000 frutos por ano, desde que as condições ambientais sejam favoráveis.

Uma curiosidade muito interessante – e que certamente ajudou a colocar as sementes de rudraksha na posição de destaque que ocupam hoje – é que selas tem um orifício no centro que as torna uma conta natural para usar em colares e pulseiras.

Seu formato, cor e tamanho podem variar bastante. Logo, elas podem apresentar diferentes formas, tamanhos e cores.

Além disso, o tamanho varia entre 3mm a 40mm, sendo os menores os mais raros. Elas são geralmente de formato redondo ou oblongo, marrom médio a escuro, eventualmente alaranjada ou avermelhada, e tamanho de 6 a 8mm.

Essas sementes têm segmentos naturais ou “faces” chamados mukhis. O número mais comum e popular de mukhis é cinco. Uma única árvore de rudraksha dará sementes que podem apresentar todos os diferentes números de mukhis.

História da rudraksha

Rudraksha é uma palavra sânscrita que significa “as lágrimas de Shiva”. As antigas escrituras indianas contam a história da criação da árvore por esta divindade.

Segundo a lenda, Shiva voltou de uma longa meditação com um sentimento de compaixão tão forte que chorou. Quando suas lágrimas caíram na terra, elas se transformaram em árvores rudraksha.

Posteriormente o uso espiritual e o significado das sementes de rudraksha também foram mencionados em outros lugares, como nos antigos textos em sânscrito do Devi-Bhagavata Purana, Rudrakshajabala Upanishad e Mantra Maharnava.

Benefícios das sementes de rudraksha

Os japamalas de sementes de rudraksha são comumente usados por iogues e budistas como um amuleto. Acredita-se que usar um japamala de rudraksha traz boa sorte espiritual a quem o usa além de proteger contra energias ruins. Alguns os usam como símbolo de sua fé, enquanto outros os usam como um símbolo de saúde, enfim.

Sob o mesmo ponto de vista, diz-se que as sementes de rudraksha trazem uma variedade de benefícios para quem as usam, inclusive em suas práticas meditativas.

Inclusive a ciência tem demonstrado alguns desses benefícios que, até então, estavam embasados “apenas” na tradição milenar.

Estudos apontam que as sementes de Rudraksha têm propriedades eletromagnéticas naturais, o que estimula o prana (ou, em outras palavras, a nossa energia vital) a fluir livremente nos canais energéticos e chakras.

Em contrapartida, de acordo com a tradição milenar, as sementes de rudraksha melhoram o fluxo sanguíneo, acalmam o coração e previnem pressão alta, ataques cardíacos. Além disso colaboram na eliminação de toxinas corporais. Entretanto, estes pontos ainda não foram cientificamente comprovados.

O modo mais comum para desfrutar dos benefícios das sementes de rudraksha é usar um japamala feito com elas.

Além do japamala para a contagem dos mantras nas práticas meditativas – (mantra, ho’oponopono, grabovoi etc), as sementes podem ser usadas como acessórios diversos que vão desde colares, pulseiras, brincos, chaveiros e o que mais a criatividade permitir.

Até mesmo o uso como objeto de decoração promove seus benefícios.

Muitas pessoas usam uma única rudraksha para aproveitar de seus benefícios energéticos

Frequentemente é possível escolher um mukhi específico por seus benefícios. Por exemplo, acredita-se que a Panchamukhi, a semente de cinco faces, ajuda a curar doenças cardíacas e reduz a pressão arterial, o estresse e a ansiedade.

Da mesma forma, a Shanmukhi com suas seis faces aumenta a força de vontade, coragem, sabedoria, intelecto e criatividade.

As propriedades dos variados números de faces serão tratados em outro post. Aguarde!

Recomendação para usar as sementes de rudraksha

Há alguns pontos importantes a serem considerados ao usar as sementes de rudraksha. Por exemplo:

  • As rudrakshas são consideradas sagradas e, portanto, devem ser tratadas com respeito e reverência
  • Recomenda-se usá-las de maneira que elas toquem sua pele
  • Guarde suas sementes de rudraksha em local limpo e arejado – pode ser em uma embalagem ou em seu altar
  • Não deixe suas rudrakshas no chão ou em superfícies sujas
  • Não é recomendado banhar ou dormir com suas rudrakshas
  • Mantenha suas sementes de rudraksha limpas, higienizando com um pano macio sempre que necessário. Temos um post muito esclarecedor sobre como limpar seu japamala corretamente (Clique aqui para ler)
  • Quanto mais cuidado você tiver com suas sementes de rudraksha, mais tempo elas te oferecerão seus benefícios.

Usando as sementes de rudraksha para meditação

Definitivamente o japamala é uma ferramenta fundamental para ajudar a acalmar a mente e a se concentrar para a meditação.

Todavia, os japamalas de rudraksha são especialmente poderosos na promoção da paz interior, harmonia, memória, concentração e autorrealização.

Como você já deve saber, deve haver 108 contas em um japamala além de uma conta adicional para servir como o Muru.

Independente do tipo de meditação que você pratica, ho’oponopono, mantra, grabovoi, entre outros, um japamala de rudraksha irá te ajudar muito a elevar suas práticas a outro nível.

Quando e como usar seu japamala de rudraksha

O japamala de rudraksha pode ser usado a qualquer momento, embora tradicionalmente seja recomendado removê-lo durante funerais, ao dormir, visitar um recém-nascido, fazer sexo ou evacuar.

De antemão, Antes de ser usado, ele precisa ser purificado e energizado. Preparamos um post explicando como consagrar o japamala. Clique aqui para ler.

Além da sua prática meditativa favorita, você pode usar o japamala ao redor do pescoço como colar, ou em volta do punho, como pulseira.

Definitivamente, um japamala de rudraksha é a ferramenta espiritual mais poderosa que você pode usar.

Tanto para proteção, prosperidade espiritual, bem como todos os inúmeros benefícios que as sementes de rudraksha podem promover, enfim.

Acima de tudo, usar um japamala de rudraksha não é apenas uma questão de pegar um fio e colocá-lo; eles só devem ser usados por aqueles que desejam seguir um caminho espiritual e estão abertos para receber as vibrações curativas dessas contas.

Você tem alguma outra forma de usar seu japamala? Conte para nós nos comentários.

E aproveite para visitar nossa vitrine de japamalas com inúmeros modelos. Inclusive os tradicionais japamalas de rudraksha. Clique aqui para conhecer.

Um abraço e boas práticas!

Postagens Recomendadas
Comentários
pingbacks / trackbacks

Deixe um Comentário

0

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Mindful eating - conheça a alimentação conscienteIntrodução a ayurveda e aos três doshas
Vitrine de japamala