Meditação Guiada online: entenda o que é

 em Conteúdo Mãos Ocupadas, Meditação

Estresse, ansiedade, insônia, fadiga, depressão… São diversos os motivos que levam as pessoas a procurarem a meditação como uma forma de poder aliviar ou controlar esses males, ao mesmo tempo em que se busca uma sensação de paz e equilíbrio no meio de toda correria do dia-a-dia. Mas para quem está iniciando ou não tem nenhuma noção de como começar a meditar, o que fazer? É aí que a Meditação Guiada Online surge como uma ferramenta para dar aquela força para quem ainda se sente perdido.

Mas o que é essa Meditação Guiada Online?

A Meditação Guiada Online consiste em ferramentas que auxiliam o indivíduo  a introduzir a prática da meditação em seu cotidiano, utilizando uma técnica que pode ser descrita como uma espécie de viagem imaginária, proporcionando relaxamento e ao mesmo tempo gerenciando o estresse, equilibrando o corpo e a alma. Esse tipo de meditação não necessariamente precisa ser longo, pelo contrário, alguns minutos do dia já são suficientes e podem fazer a diferença perceptível no humor e na produtividade.

Em geral, essas ferramentas podem ser utilizadas na forma de vídeos, aplicativos, podcasts, CD’s e arquivos de áudio. Mas, independentemente da forma de mídia escolhida pelo praticante, a base da Meditação Guiada Online é a mesma: narrações, paisagens inspiradoras, músicas relaxantes e sons da natureza que ajudam a pessoa a controlar a respiração, esvaziar a mente e meditar por alguns momentos, equilibrando seu plano físico e mental.

Apesar de ser muito indicada para auxiliar iniciantes na prática da meditação, a técnica também pode ser adotada por aqueles que já possuem mais experiência, podendo tornar-se um complemento à outras técnicas ou também para adaptar a prática à uma mudança drástica de rotina, como uma mudança de emprego, por exemplo.

Benefícios

Além da flexibilidade da prática e do relaxamento que a Meditação Online Guiada possibilita, essa técnica traz muitas vantagens, tanto físicas como emocionais. Alguns exemplos:

  • Pode ser utilizada em qualquer lugar, mesmo que não tenha silêncio, desde que a pessoa mantenha a concentração. Nesse caso, os aplicativos e podcasts são uma mão na roda pois é só colocar os fones de ouvido, fechar os olhos e esquecer  o mundo à sua volta por alguns instantes;
  • Pode ser realizada dentro da disponibilidade de tempo da pessoa;
  • Auxilia em quadros de insônia e dificuldades para dormir;
  • Redução da frequência cardíaca
  • Normalização da pressão arterial;
  • Melhoria da memória;
  • Desenvolvimento da criatividade

Vale lembrar que como qualquer técnica de meditação, os resultados vêm com o tempo!

Então, procure manter a disciplina e a dedicação em sua prática que os resultados só trarão benefícios e ajudarão a melhorar muito a sua qualidade de vida!

Boas práticas!

 

Fontes:

https://blog.bemglo.com/meditacao-guiada-o-que-e/

https://www.iniciativamindfulness.com.br/oque

https://www.jasminealimentos.com/estilo-de-vida/melhores-podcasts-de-meditacao/

Créditos da imagem: http://www.erinolivo.com/learn/guided-meditations/

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

0

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

o que é meditação cristãmeditação guiada online