Meditação para dormir: veja os benefícios e como fazer

 em Uncategorized

O sono é uma das nossas necessidades mais básicas. Dormir bem é essencial não só para descansar o corpo, mas também a mente, repondo as energias e preparando-nos para mais um dia e jornada que está por vir. Mas, seja sincero(a) com a gente, quantas vezes você realmente consegue ter AQUELA noite de sono revigorante? Na correria do dia a dia, as preocupações da vida prejudicam o sono de muitas pessoas, principalmente nas grandes cidades. Por isso, a meditação para dormir pode ser uma ótima opção para driblar esse grave problema.

 

Benefícios de meditar antes de dormir

O benefício mais óbvio de meditar antes de dormir é, sem dúvida, o alívio do stress. Assim como começar o dia meditando é ótimo para preparar a mente para o dia que virá, a meditação para dormir relaxa o corpo e o deixa pronto para o descanso, separando-o de toda a tensão das atividades diárias.

E isso acontece porque a meditação ativa a autonomia do nosso sistema nervoso, permitindo um sono melhor, o que leva a uma melhor digestão e respiração mais profunda. Isso fornece também excelentes alternativas para combater a insônia e outros distúrbios do sono.

Para se ter uma ideia, um estudo realizado pela USC (University of Southern California) apontou que após as práticas de meditação, 60% dos participantes não mais tinham insônia, permanecendo com esses benefícios por pelo menos 12 meses após o estudo. Você pode conferir mais sobre a pesquisa aqui.

 

Meditação para dormir: como fazer

A prática de meditação antes de dormir pode variar de pessoa para pessoa, dependendo muito de sua adaptação, hábitos e preferências pessoais. Alguns preferem meditações guiadas, em que uma voz suave leva você ao relaxamento. Outros gostam de ouvir uma música meditativa para aliviar a mente.

Na prática, existem alguns exercícios básicos de meditação que podem ser feitos na cama mesmo, como atenção a respiração e relaxamento do corpo. De qualquer forma, o primeiro passo é sentar-se com as costas eretas e focar no momento do sono, seu objetivo principal, e procurando esquecer de toda a agitação dia.

Depois, deve-se começar a meditação respirando profundamente, inspirando e expirando pelo nariz de forma que se sinta o corpo e o ar que entra e sai dele, sem pensar em nada. Mesmo assim, ao perceber que o mundo exterior está invadindo os seus pensamentos, busque trazer de volta a atenção total para a respiração. O tempo pode variar, mas é sempre bom começar com poucos minutos e ir evoluindo conforme a prática.

Mas, antes de começar qualquer prática, é aconselhável cultivar uma rotina geral à noite. Isso irá preparar o indivíduo para que ele não tenha que passar abruptamente de um dia caótico e ocupado para uma noite tranquila e relaxante. É importante adotar apenas alguns hábitos todas as noites, como desligar o telefone, registrar no diário ou fazer um chá quente antes da transição para dormir. Em apenas alguns dias, com a prática, a pessoa irá notar uma grande mudança na sua capacidade de ficar manter a calma durante a noite.

Boas práticas!

 

 

Fonte:

 

https://www.lifehack.org/397140/supercharge-your-sleep-by-meditating-before-bed

 

https://drive.google.com/file/d/0B1tnWRybmQZhMUhaSUl6Xy1QeGRXMmtfSWlLaTRxQ29IbE00/view?usp=sharing

 

Japamalas dos Chakras

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

0

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

japamala de presente