Japamala: desvende os maiores mitos e verdades

 em Conteúdo Mãos Ocupadas, Ho'oponopono, Japamala, Mantra, Meditação

Antes de comprar seu japamala é muito importante que vocês estude e conheça tudo sobre ele. Somente assim você fará uma boa compra.

Ao longo dos nossos 10 anos de pesquisas, confecção e trocas com nossas clientes e nossos clientes, acumulamos uma experiência incrível sobre o japamala e seus mais diversos aspectos.

Primeiramente, por se tratar de um objeto milenar, o japamala traz consigo uma atmosfera muito especial e cheia de significados. No entanto, não podemos perder de vista que ele não é um objeto milagroso. Ele somente nos ajuda a realizar o milagre que está dentro de cada uma e cada um de nós.

Como resultado, temos colecionado muitas perguntas sobre o japamala. Muitas dessas dúvidas são bastante comuns e outras nem tanto. Por isso resolvemos preparar um post sobre mitos e verdades sobre o japamala.

Assim, esperamos que este post te ajude esclarecendo dúvidas e oferecendo informações valiosas para você escolher e comprar sem erro.

Mitos ou verdades?

  • Preciso ter um japamala para cada tipo de mantra ou prática que eu faça?

Mito! Esta é uma dúvida que circula bastante nas redes sociais. Como hoje em dia há muitas pessoas fazendo e vendendo japamala, é esperado que seja criado argumento de vendas… Se você puder (quiser ou precisar) ter mais de um, nada mal. Sendo assim, basta um para você realizar todas as suas práticas meditativas que está tudo bem. Portanto, basta ter em mente que de tempos em tempos você precisará fazer uma boa limpeza para aumentar a vida útil dele. Neste post te ensinamos a como limpar seu japamala corretamente.

  • Meu japamala arrebentou, preciso descartá-lo?

Mito! É natural – e esperado – que em algum momento seu japamala arrebente. Isso acontece pois ele é um cordão de energia e, com o passar do tempo e do uso, ele pode arrebentar. É claro que, quanto mais você cuida do seu, maior será a vida útil dele. De toda forma, não se preocupe: se arrebentar, basta reunir as contas novamente, substituir as que podem ter se perdido e montá-lo novamente. Preparamos um post bem detalhado sobre o que deve ser feito se seu japamala arrebentar. Clique para ler.

  • Um japamala feito com contas de plástico pode ser usado?

Verdade! Sim, você não leu errado. É claro que um japamala feito com contas de plástico – ou qualquer outro material sintético – pode ser usado. Acima de tudo, é importante ter em mente que materiais naturais são mais nobres e possuem propriedades energéticas diferentes dos materiais artificiais. Assim, um japamala feito com sementes, pedras ou madeiras, possuem mais propriedades energéticas do que aquele feito com materiais sintéticos. Portanto, dá pra concluir que um japamala feito com contas de plástico pode ser usado para contar os mantras da sua prática. Mas não espere nada muito além disso.

  • Posso usar o japamala apenas como assessório?

Verdade! Além de todas as propriedades energéticas de um bom japamala e de sua funcionalidade principal que é a ajuda na prática meditativa, é bem verdade que eles são lindos e podem perfeitamente ser utilizados como acessórios tal qual colares e pulseiras. Além dessas há muitas outras formas para usar o japamala de formas criativas. Venha se inspirar com nossas dicas neste post aqui.

  • O japamala serve como amuleto de proteção e sorte?

Verdade! É claro que seu japamala pode – e deve – ser usado como amuleto de proteção, sorte ou qualquer outra intenção que você colocar nele. Mas aqui cabe uma ressalva importante, somente os japamalas feitos com materiais nobres poderão te ajudar como amuleto. Isso graças, principalmente, as propriedades energéticas dos materiais usados em sua confecção. Por exemplo, a hematita tem propriedades de proteção empregadas milenarmente por diversos povos ao redor do mundo. Assim, a hematita em seu japamala é um fator predominante para que seja usado como amuleto de proteção.

  • Devo comprar um japamala ou ele só pode ser ganhado?

Mito! É claro que você pode – e deve – comprar seu japamala para te auxiliar em suas práticas. Não há problema algum. O fato de ganhar um apenas o torna um objeto mais especial pois ele é um presente diferenciado. Quem o escolheu estava realmente a fim de oferecer algo singular. Outro ponto que vale destaque é fazer o seu próprio. Embora um pouco trabalhoso e necessário conhecimento de algumas técnicas, é uma experiência sensacional. Por isso que desenvolvemos nossa Mesa de Luz – uma bandeja muito prática que nos ajuda a fazer os nossos japamalas. Clique aqui para conhecer.

Muito bem, estes são alguns dos pontos mais comuns que encontramos ao longo dos nossos 10 anos estudando e fazendo japamalas. Esperamos que ajude a esclarecer suas dúvidas e a estimular suas práticas.

Tem alguma dúvida e gostaria de esclarecer? Quer adicionar alguma informação neste post? Deixe seu comentário que teremos todo o prazer em te ajudar.

Um abraço e boas práticas,
Mãos Ocupadas

Imagem destacada: https://awakeandmindful.com/how-to-mala-beads-meditation/

Postagens Recomendadas
Mostrando 2 comentários
  • GERCINA LIMA DE FRANCA
    Responder

    Bom dia
    É verdade que não se pode usar o japamala com a mão esquerda?

    E quanto a limpeza dele, como fazer?
    Gratidão

    • Mãos Ocupadas
      Responder

      Olá, Gercina!

      Ficamos muito gratos pela sua mensagem. Esta é uma pergunta muito importante.

      Embora não encontramos consenso sobre qual mão a correta para o uso do japamala, é mais comum encontrarmos orientações para usar a mão direita.

      A primeira vista há uma razão curiosa para isso: os hindus – principais praticantes do japamala – usam a mão esquerda para limpar suas ‘intimidades’ em contrapartida a mão direita que usam para comer. Portanto, por uma questão de higiene, consideram a mão esquerda ‘impura’.

      Nesse sentido, essa realidade não se aplica para nós aqui no ocidente. Afinal, usamos talheres para comer.

      Como resultado acreditamos que o mais importante é manter suas práticas em dia, independente de qual mão você prefere usar!

      Sobre a limpeza, temos um post bem bacana explicando como fazê-la: https://maosocupadas.com.br/saiba-como-limpar-corretamente-seu-japamala/

      Um abraço e boas práticas,
      Mãos Ocupadas

Deixe um Comentário

0

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Usar japamala como amuleto de proteçãoQue tal usar o japamala para meditação
Vitrine de japamala