Conheça as muitas faces das sementes de rudraksha

 em Conteúdo Mãos Ocupadas, Japamala, Meditação, rudraksha

As sementes de rudraksha são os materiais usados com mais frequência na confecção dos japamalas tradicionais. Representantes do poder de criação e destruição de Lord Shiva, elas também tem aplicações importantíssimas na ayurveda – a medicina tradicional indiana.

De maneira idêntica, a importância delas para a prática de meditação com o japamala não fica para trás. Constantemente vemos praticantes de yoga e meditação carregando consigo seus japamalas feitos com sementes de rudraksha.

Sobretudo devido as propriedades energéticas e curativas que são associadas as sementes desde muito tempo.

Caso você tenha chegado aqui agora e as sementes de rudraksha ainda são uma novidade, recomendamos que você leia este post que fala sobre o que são elas. Em seguida, este outro que explica sobre seus usos e benefícios.

Seja como for, neste post falaremos sobre um tema muito interessante que reveste as sementes de mais mistério e poder ainda: as muitas faces que as sementes podem ter.

Embora pareçam todas iguais, há variações importantíssimas entre as sementes. Tão importantes que a cada uma dessas variações são associadas a propriedades e poderes curativos diferentes.

As sementes de rudraksha possuem “mukhis”, são faces, demarcadas por linhas em cada uma das sementes. Dessa forma, o número destas linhas fine o número de faces da semente e, consequentemente suas características especiais.

Se você está com seu japamala de rudraksha aí contigo, pode observar uma das sementes bem de perto e encontrará as linhas de cada uma das faces.

Muito provavelmente serão cinco faces, ou seja, cinco mukhis. Muito frequentemente encontradas na natureza, as sementes com esta característica são mais comuns e acessíveis – financeiramente inclusive.

Contudo, caso seu japamala tenha sido recomendado por um astrólogo védico, é bem possível que tenha número de mukhis diferentes. Que variam de acordo com as características e necessidades apontadas em seu mapa.

As diversas faces das sementes de rudraksha

  • Rudraksha de um mukhi: simboliza o próprio Lord Shiva. Esta é a Rudraksha suprema para quem deseja se conectar ao poder Supremo de Shiva. Ela destrói todos os pecados e permite que você se liberte. Do ponto de vista físico, esse tipo de semente cura enxaquecas bem como doenças cerebrais.
  • Rudraksha de dois mukhis: representa a combinação de Lord Shiva e da Deusa Parvati. Ela abençoa quem as usa com harmonia e unidade. Este tipo de rudraksha cura fraquezas emocionais. Ajuda a liberar o medo e encontrar a felicidade interior.
  • Rudraksha de três mukhis: liberta de seu passado cármico de nascimento, liberando memórias passadas de raiva e qualquer tipo de sentimento associado à baixa autoestima. Ele permite que a pessoa brilhe e revele sua verdade.
  • Rudraksha de quatro mukhis: associadas a Brahma, o criador do Universo, e a representação do conhecimento e criatividade. Associa-se a este tipo de rudraksha o poder de concentração, de conhecimento e criatividade como resultado.
  • Rudraksha de cinco mukhis: são o tipo mais comum de rudrakshas e de aplicações para todas as pessoas, inclusive crianças. Esta é a variedade de sementes que mais usamos. As sementes de cinco faces tem sido usadas para o bem-estar geral, saúde e liberdade. Aumenta a consciência, destruindo o carma ruim da vida presente e ajuda aqueles que desejam descobrir seu eu superior.
  • Rudraksha de seis mukhis: aumenta a conexão de quem as usa com a Mãe Terra. Confere equilíbrio e aumenta a sua percepção de aterramento.
  • Rudraksha de sete mukhis: representam Mahalaxmi, a divindade da riqueza. Dessa forma promove boa saúde física, prosperidade e abundância.
  • Rudraksha de oito mukhis: associadas a Ganesha, o removedor de obstáculos, proporciona confiança para alcançar o sucesso, levando a uma vida mais feliz.
  • Rudraksha de nove mukhis: é a representação da Deusa Durga, a forma feminina do Ser Supremo. Confere proteção contra sofrimentos e misérias do corpo e da alma. É também o símbolo da liberdade e coragem, a fim de viver uma vida de sucesso.
  • Rudraksha de dez mukhis: é conhecida por ser a rudraksha mais poderosa, sendo capaz de pacificar todos os nove planetas. De maneira idêntica, é um forte protetor contra as energias negativas e o mal.
  • Rudraksha de onze mukhis: associada ao Senhor Hanuman, representa coragem, bravura e aventura. Além disso ajuda a promover coragem e força.
  • Rudraksha de doze mukhis: representam o Sol. Permite que a pessoa brilhe, seja radiante e poderosa. Ajuda a liberar todas as tensões, como estresse, insegurança e preocupação. Em síntese, proporciona autoconfiança e motivação.
  • Rudraksha de treze mukhis: é uma variedade muito rara que proporciona riqueza, carisma e poder imensos. Sobretudo ajuda a levar uma vida feliz e satisfatória.
  • Rudraksha de quatorze mukhis: é uma das mais preciosas variedades. Diz-se que vieram diretamente dos olhos de Shiva. Ela ativa o chakra do Terceiro Olho, dando habilidade de visualizar as coisas com clareza e, dessa forma, estimulando as capacidades espirituais.
  • Rudraksha de quinze mukhis: são associadas ao equilíbrio do chakra do coração e, portanto, da cura em sentido amplo corpo-mente-espírito.
  • Rudraksha de dezesseis mukhis: confere proteção e libertação de todo tipo de medo e insegurança – desde o medo da morte a cura doenças. É, sobretudo, um forte amuleto contra as energias negativas.
  • Rudraksha de dezessete mukhis: favorece grande poder e conexão divina. Está associada a Vishakarma, o construtor do Universo. Quem usa estas sementes são mais propensos a abundância, primordialmente.
  • Rudraksha de dezoito mukhis: é rara e é a variedade mais poderosa para a prosperidade. Esta é rudraksha da nossa Mãe Terra.
  • Rudraksha de dezenove mukhis: favorece o sentimento de autossatisfação. Esta semente ajuda a atrair o que deseja em diversas esferas da vida
  • Rudraksha de vinte mukhis: com propriedades regidas por Brahma, esta variedade estimula o conhecimento e o intelecto além de conferir grande capacidade de realização de desejos.
  • Rudraksha de vinte e um mukhis: a mais rara de todas as variedades de rudraksha. Concede bênçãos em todos os aspectos da vida além de ser um amuleto protetor poderosíssimo.
  • Gauri Shankar: duas sementes que cresceram naturalmente juntas e simbolizam a união sagrada de Shiva e Parvati (Alma e a Mente). Nesse sentido, esta variedade raramente é encontrada e abençoa quem as usa com dons do despertar da consciência interior, evolução espiritual e unidade com as pessoas e os elementos. Em outras palavras, evoca o amor universal puro. É conhecida por melhorar relacionamentos, trazer alegria e harmonia.
Gauri Shankar - a semente de rudraksha mais poderosa de todas
Gauri Shankar – a semente de rudraksha mais poderosa de todas

Seja como for, a tradição oriental milenar atesta e reforça estas propriedades e benefícios de todas estas variedades das sementes de rudraksha. Entretanto, a ciência ainda não teve a oportunidade (ou o interesse) de se debruçar minuciosamente sobre este tema.

Nossos japamalas são todos feitos com sementes de rudraksha de cinco mukhis. Além de serem muito poderosas e especiais, são muito mais acessíveis e encontradas em fornecedores certificados.

Se você ainda não conhece, aproveite sua visita e dê uma olhada em nossa vitrine virtual com os japamalas mais poderosos da internet clicando aqui.

Um abraço e boas práticas!

Referências: https://www.aumrudraksha.com/blogs/aumrudraksha/understand-more-about-rudraksha-the-different-mukhi-and-their-meaning

Imagem destacada: https://www.indiamart.com/proddetail/buy-natural-ek-mukhi-gol-rudraksha-19099311462.html

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

0

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

O poder da atenção plena para controlar as emoçõesMeditação de um minuto
Vitrine de japamala