Yoga para iniciantes: o que você precisa saber para começar
Quem não está familiarizado com Yoga, pode achar que praticá-lo é apenas se esticar todo e ficar em posturas diferentes. Na verdade, o Yoga (palavra derivada do sânscrito “yuj” e que significa “unir ou “integrar”) é uma prática originária na índia, que busca alinhar corpo e mente combinando diversos estilos de técnicas de respiração, posturas físicas e meditação. E possui mais de 5 mil anos de história! Parece bastante coisa e realmente é, mas procuramos reunir nesse texto o básico do Yoga para iniciantes. Vamos lá!
Quem pode praticar Yoga?
A resposta para essa pergunta é simples: qualquer pessoa. Não importa sua idade, seu peso e muito menos sua religião. Se você tiver alguma limitação física, por exemplo, encontrará dificuldade ou até mesmo não poderá realizar certas poses específicas, mas isso não o impedirá de encontrar alternativas mais seguras (e um instrutor sempre poderá ajudar!).
Uma coisa é importante lembrar: nunca ache que sentir dor é normal. No começo, sentir certo desconforto é possível, mas dor com certeza significa que algo está errado.
Yoga para iniciantes: benefícios
O Yoga é uma prática que pode ser chamada de exercício físico, ajudando a melhorar sua estamina, postura, força, balanço e flexibilidade. Bem como também pode ser visto como uma disciplina que ajuda a aliviar o stress, relaxar e ter mais energia.
Outros benefícios do Yoga:
- Melhora e mantém a saúde dos músculos, juntas e órgãos;
- Mantém sua mente mais saudável
- Melhora o sono
- Ajuda a prevenir lesões ao praticar esportes
- Melhora sua capacidade de recuperação pós treinos
- Ajuda a prevenir doenças como diabetes, doenças cardíacas e auto-imunes
- Melhora o bem estar e sensação de felicidade
O que você precisa saber antes da primeira aula
É importante saber que existem muitos métodos e técnicas diferentes de Yoga (em breve falaremos mais sobre elas!), e você deverá sempre procurar o que mais te faz bem. Durante as aulas, cada instrutor também terá o seu método: alguns terão mantra, outros não, alguns ajudam seus alunos a se ajustarem nas posições, outros evitam isso. Portanto, não desista de não gostar de primeira.
Uma aula de Yoga tem como objetivo de te fazer sentir bem e confortável. Não fique encanado se não conseguir acompanhar os outros alunos no começo, é normal! O mais importante é se preocupar com a sua segurança nos movimentos.
A duração das aulas também pode variar bastante, podendo ir de 45 minutos até 2 horas, bem como o número de alunos. Em umas, poderão ter 2, em outras, 100! Novamente, escolha o que mais te agrada.
Tipos de Yoga para iniciantes
Como já falamos, existem inúmeros tipos de yoga, mas se você está começando agora, recomendamos conhecer os mais comuns:
Ashtanga Yoga: tipo de yoga que utiliza técnicas ancestrais, porém tornou-se bastante popular nos anos 70. Aplica seis sequências de postura que rapidamente liga cada movimento à respiração.
Bikram Yoga: também conhecido como “hot yoga”, ocorre em salas aquecidas artificialmente e com bastante umidade. Consiste em 26 posturas e uma sequência de dois exercícios de respiração.
Hatha Yoga: termo genérico para qualquer tipo de yoga que ensina posturas físicas. Os yogas “Hatha” geralmente servem como ótima introdução para posturas básicas de Yoga.
Iyengar Yoga: foca em encontrar o alinhamento correto entre postura utilizando diversos objetos, como blocos, cobertores, cadeiras e almofadas.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre Yoga, deve estar ansioso para começar! Recomendamos procurar uma boa aula na sua região e encontrar o tipo que melhor se encaixa. Lembrando que existem aulas online e que podem também servir como ótima base de Yoga para iniciantes.
Boas práticas!