Óleos essenciais para meditação e yoga: conheça!

 em aromaterapia, Meditação, relaxamento, respiração, yoga

Os óleos essenciais são compostos aromáticos naturais Imagem: https://pixabay.com

Registros que datam de mais de 2000 a.c. mostram que muitos povos antigos utilizavam dos benefícios dos aromas naturais para os mais diversos feitos, como o uso na medicina, na cosmética e em rituais religiosos.

Mais tarde, essas práticas evoluíram para a fabricação e uso de óleos essenciais aproveitados também para fins terapêuticos.

Com o tempo, novas civilizações introduziram o uso dos óleos essenciais dentro de suas culturas, abrindo espaço também para serem utilizados para meditação e em sessões de Yoga, como saberemos um pouco mais no post de hoje.

Estudos indicam que aparentemente o Egito foi o pioneiro a obtê-los por meio de técnicas de destilação, com o objetivo aplicá-los em massagens para embelezar e proteger a pele do clima árido, como também para embalsamar os mortos, o que mostram que conheciam suas propriedades anti sépticas.

Óleos essenciais para meditação e yoga: no que consistem?

Os óleos essenciais são compostos aromáticos, geralmente de odor agradável e intenso, mais conhecidos em forma líquida, obtidos através de plantas ou ervas (inteiras ou em partes como folhas, cascas, sementes e seus produtos extrativos como as resinas).

São extraídos através da maceração da planta aromática com outro óleo de base natural ou álcool, que terão a função de veículo para as substâncias existentes na planta, resultando assim, no óleo essencial.

Há preparos que chegam a levar muitos dias de processo para se poder chegar na concentração e composição aromática desejada.

Benefícios

De fato, qualquer agente que possa desacelerar a mente e combater pensamentos desnecessários, ajudando a focar no mantenimento de concentração plena e tranquila, é sempre bem vindo.

O uso de óleos essenciais para meditação e yoga é altamente recomendável por se tratar de um elemento que proporciona relaxamento e, consequentemente, favorece a concentração.

Além disso, eles potencializam a experiência e auxiliam na abertura espiritual, ajudando a ter mais clareza e paz interior.

Indivíduos que podem ter dificuldade em se concentrar ou se centrar durante uma prática de yoga ou sessão de meditação podem se beneficiar da incorporação de algumas essências nessas sessões.

Uso

Os óleos essenciais podem ser aliados na yoga e meditação
Imagem: https://pixabay.com

Sua percepção é mais distribuída através do olfato, sentido que se conecta mais diretamente ao centro emocional do cérebro psicologicamente.

A massagem com óleos essenciais também é uma das formas de uso mais difundido, pois além da ação farmacológica das substâncias que o óleo em si possui, o ato do toque estabelece uma forma de comunicação não verbal, trazendo empatia e compreensão para o praticante.

Para utilizá-los com o objetivo de beneficiar-se do estímulo olfativo, é preciso  difundir o óleo no ar usando um difusor de óleo essencial para promover a inalação, assim como feito na aromaterapia.

Durante a meditação, a inalação adquire a função de ajudar a estimular os sentidos, promover o relaxamento e criar uma atmosfera  ambiente para que se possa realmente adquirir concentração.

Outra opção é a aplicação direta dos óleos essenciais na pele. Existem várias maneiras de fazer isso durante a meditação.

Você pode, por exemplo,  aplicar o óleo essencial em áreas doloridas que podem distrair sua mente, aplicá-lo nas palmas das mãos para inalação autodirigida ou aplicá-lo aos pontos de pulsação para que ele possa atingir rapidamente as áreas-alvo.

Os aromas e suas propriedades agirão na pele, proporcionando através do contato, uma rica experiência de relaxamento físico e estímulo sensorial.

Alguns tipos comuns de fragrâncias de óleos essenciais são:

  • Alecrim
  • Rosas
  • Laranja
  • Camomila
  • Lavanda
  • Sândalo
  • Hortelã
  • Cedro
  • Limão
  • Eucalipto

Há diversas outros óleos essenciais para meditação e yoga que podem ser encontrados atualmente, permitindo o praticante incrementar as sessões da maneira que melhor se sentir confortável.

Uma dica é explorar a possibilidade de combinar também os aromas dos óleos com diferentes opções de incensos, que você pode encontrar na Loja Mãos Ocupadas.

Boas práticas!

Fontes:

O uso de óleos essenciais na terapêutica
Mari Gema Fontelles De La Cruz
Disponível em: https://bit.ly/2Q81qZa

Using Essential Oils During Meditation
Disponível em: https://bit.ly/2Q4ylh3

Best essential oils for yoga and meditation
Disponível em: https://bit.ly/2EbvEFw

Imagem de capa: https://pixabay.com/

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

0

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar