Chakras: o que são e como mantê-los em equilíbrio?

 em Health, Lifestyle, Meditação, saúde

De acordo com algumas tradições orientais, como o budismo e hinduísmo, os chakras são responsáveis pela estabilidade espiritual, física, emocional e intelectual de todos nós.

O termo vem do sânscrito, linguagem relacionada ao yoga, e pode significar “roda” ou “centro”. Acredita-se que eles são picos de energia espalhados pelo organismo, sendo encontradas em regiões fixas do corpo de qualquer pessoa.

A principal característica dos chakras é o fato de não serem visíveis, mas estarem em constante movimento, sempre influenciando na energia de cada pessoas, na personalidade e até mesmo nos dons. Além disso, cada centro possui uma cor representativa específica.

Quais são os principais chakras?

Chakras

Cada chakra possui uma função e age de forma diferente no organismo. Embora alguns acreditam que possa existir um número muito alto deles no corpo de cada indivíduo, podendo chegar a mais de 80 mil, eles são divididos em sete centros principais:

  • Chakra Básico (Muladhara)

É um chakra de cor vermelha, localizado na base da coluna vertebral. Está diretamente relacionado às glândulas suprarrenais, portanto, é responsável pela vitalidade e pela vontade de viver. Os principais órgãos regidos por ele são a espinha, os aparelhos reprodutores e os rins.

  • Chakra Sacro (SwadhistHana)

Esse chakra possui a cor laranja e está localizado um pouco abaixo do umbigo. Os órgãos regidos por ele são o baço e o sistema reprodutivo, sendo responsável também pela circulação sanguínea e pelos hormônios. É frequentemente associado à autoestima, criatividade, energia sexual e amor pela natureza.

  • Chakra do plexo solar (Manipura)

Relacionado ao ego e à força de vontade, esse chakra de cor amarela está localizado um pouco acima do umbigo. Os órgão regidos por ele são o fígado, o sistema nervoso e o sistema digestivo. É associado à determinação, motivação e autoconfiança.

  • Chakra cardíaco (Anahata)

Representado pela cor verde, é o chakra responsável pelo amor incondicional, pela expressão de sentimentos e pela tolerância. Está localizado no centro do peito, regendo órgãos como coração, pulmão e sistema respiratório.

  • Chakra laríngeo (Vishuddha)

Esse chakra de cor azul-celeste está localizado na laringe e é responsável pela comunicação e pela expressão. Devido a sua localização, é capaz de reger órgãos como os pulmões, cordas vocais, tireóide, boca, garganta, nariz e ouvidos.

  • Chakra frontal (Ajna)

Ligado diretamente a intuição, aprendizagem, memória, concentração e imaginação, esse chakra representado pela cor azul-índigo é conhecido como terceiro olho, já que está localizado no meio da testa, entre os olhos. É responsável por reger o sistema nervoso, nariz, olhos e ouvidos.

  • Chakra coronário (Sahasrara)

Localizado no alto da cabeça, este chakra tem as funções de proporcionar sabedoria e inspiração. Representado pela cor violeta, significa uma conexão com as forças superiores, sendo o responsável por reger a glândula pineal e a parte superior do cérebro.

Como ativar os chakras?

Os chakras devem estar em perfeita harmonia para que sejamos capazes de alcançar o equilíbrio emocional. A sincronia entre mente e corpo ajuda a preservar a sanidade mental e física dos indivíduos, tornando mais fácil a troca de relações com as pessoas em volta e com a natureza.

As formas mais comuns de atingir esse equilíbrio e harmonia são:

  • Terapias holísticas: Práticas como o reiki, aromaterapia, cromoterapia, entre outras, auxiliam muito no alinhamento dos chakras.
  • Contato com a natureza: Estar em harmonia com a natureza é estar em harmonia consigo e com os outros. Todo contato com a natureza é benéfico para o espírito, para a mente e para a renovar as energias centrais.
  • Atividades físicas: Além de contribuírem para uma vida saudável, as atividades físicas ajudam muito na concentração e na conexão entre corpo e mente. Entre as principais, estão yoga, pilates e dança.
  • Meditação: Essa última talvez seja a mais importante, pois nos coloca em contato com nossas energias interiores e ajuda o ser humano a transcender. Para obter um bom resultado, a meditação deve ser constante e em locais harmoniosos.

Pulseira Japamala 27 contas de sândalo - ChakrasOutra forma simples de manter o equilíbrio dos chakras é por objetos que contenham uma composição físico-química que vibram na mesma frequência que eles, como é o caso das nossas pulseiras dos chakras que são feitas com 7 pedras semi preciosas, cada uma relacionada a um dos nossos chakras e também com sementes de rudraksha e sândalo, ambos materiais sagrados e conhecidos por suas propriedades energéticas.

São verdadeiros amuletos para te acompanhar bem de perto no seu dia a dia. Clique aqui para conhecer e não deixe de companhar o nosso blog para conhecer mais sobre esse universo e aproveite para conhecer todos os nossos produtos.

Boa meditação!

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

0

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

filosofia budista no dia a diaMúsicas para meditar