O que é Meditação Mindfulness?

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Cabeça cheia de pensamentos, coisas que temos que fazer, uma reunião importante de trabalho na segunda-feira ou aquela dúvida do que comprar de presente de aniversário para a pessoa amada nas vésperas da data especial. Já parou para pensar que a nossa mente não pára um minuto sequer? Bom, se a sua resposta é não, isso mostra o quanto a nossa rotina pode ser tão corrida que até mesmo os mínimos detalhes impactam na nossa qualidade de vida. Hoje, vamos ver o que isso tem a ver com a meditação mindfulness.

De fato, é da natureza da psique humana este constante fluxo de pensamentos que influenciam em nossas decisões e em como lidamos com as coisas. Todavia, assim como o corpo físico,  uma mente sobrecarregada pode nos trazer transtornos e afetar nossa saúde. A meditação mindfulness vem justamente tratar isso: fazer a  pessoa parar e pensar em si própria.

Entendendo o que é meditação mindfulness

Nesse texto aqui, esclarecemos que por si só o termo Meditação é algo muito abrangente, podendo referir-se a uma variedade de práticas diversas. Porém, é a terminologia mais utilizada quando buscamos compreender os aspectos que cercam o Mindfulness. A intenção desse texto é, portanto, exemplificar de forma simples o seu significado.

Para entendermos melhor o que é Meditação Mindfulness, podemos começar pela palavra, que não possui uma tradução direta para o nosso idioma, mas que, de forma literal, quer dizer algo próximo de  “ Atenção plena” ou “Consciência plena”. Ou seja, um estado mental em que buscamos adquirir o controle sobre nossa própria atenção no momento atual, intencionalmente e sem julgamentos.

Essa “concentração no momento atual” significa estar em contato com o presente e não estar envolvido com recordações ou com pensamentos sobre o futuro. Considerando que as pessoas agem excessivamente num modo  “piloto automático”, em que simplesmente ficam perdidas em reflexões e pensamentos, alienadas sobre o momento em que vivem e o mundo que as cerca, a intenção da prática de meditação mindfulness seria exatamente trazer a pessoa para este estado mental intencional, como se fossem esvaziados todos os pensamentos irrelevantes. As emoções, pensamentos e sentimentos não são julgados e nem categorizados como coisas positivas ou negativas, e o praticante aceita isso como algo legítimo.

História e benefícios

Historicamente, o Mindfulness é um dos pontos-chaves da filosofia budista. Segundo seus ensinamentos, a mente humana tende a se comportar de modo que tenha avaliações e reações emocionais, fazendo com que a pessoa se afaste do ato de sustentar sua consciência no momento atual. A prática regular e contínua do Mindfulness pode oferecer ao indivíduo um novo entendimento dos conceitos de si, de outro, do mundo, da sociedade e da natureza da experiência.

A prática do Mindfulness tem sido como benéfica por diversos setores da sociedade como em terapias alternativas ou complementos em tratamentos dos mais diversos como:

  • Redução de estresse
  • Prevenção de recaída de depressão
  • Terapia comportamental dialética
  • Terapia de aceitação e compromisso (ACT)
  • Quadros de ansiedade
  • Terapia cognitivo-comportamental
  • Relacionamentos
  • Relacionamentos de casais
  • Relacionamentos terapeuta-paciente

Ficou interessado em saber mais sobre o que é Mindfulness? Confira mais nos links abaixo algumas boas referências:

Mente Aberta – Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde – UNIFESP

www.mindfulnessbrasil.com

Centro de Psicologia Positiva e Mindfulness do Paraná

https://www.cppmp.com.br/home

Centro de Meditação Mindfulness na Medicina, Universidade de Massachusetts, Estados Unidos  (informações em inglês)

www.umassmed.edu/cfm

 

Boas práticas!

 

Fontes:

http://avatar.org.es/wp-content/uploads/2014/10/Aprende-Mindfulness.pdfhttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-56872006000100004http://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/article/view/4921https://www.scielosp.org/scielo.php?pid=S1413-81232014000903899&script=sci_arttext&tlng=en
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232014000903899&lng=pt&tlng=pt

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Comentários
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    • […] No exercício que propomos, vamos nos basear na meditação mindfulness, uma prática muito popular atualmente, embora tenha sido introduzida na cultura ocidental por volta dos anos de 1960. Neste post do nosso blog explicamos um pouco mais sobre a meditação mindfulness. […]

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