O poder dos mantras e seu papel na meditação

 em Japamala, Meditação, yoga

O mantra é uma palavra ou série de palavras cantadas em voz alta, recitadas silenciosamente ou repetidas mentalmente que servem para invocar qualidades espirituais. Neste post vamos entender um pouco mais sobre o poder dos mantras.

Sua repetição é usada como uma ferramenta espiritual em praticamente todas as tradições culturais e religiosas.

Na tradição iogue, o mantra é uma palavra sânscrita que possui poderes especiais para transformar mente, corpo e espírito.

Em tradução livre, mantra significa “aquilo que, quando refletido, libera”. Eles são fórmulas místicas únicas de sílabas sagradas, que foram originalmente reveladas aos Rishis (videntes ou sábios) nos estados mais profundos da meditação. Os mantras foram um dos primeiros componentes do yoga e, possivelmente, o primeiro tipo de meditação que foi desenvolvido.

Os três tipos de mantras

Existem três tipos principais, Bija (semente), Saguna (com forma) e Nirguna (sem forma).

  • Os Bija podem ser usados ​​individualmente, mas na maioria das vezes são incorporados aos mantras de Saguna para investi-los em um poder especial de “semente”. Os mantras de Bija se correlacionam com os 7 chakras e com as principais divindades hindus.
  • Os de Saguna invocam as formas das divindades individuais ou aspectos personalizados de Deus. Diz-se que sua recitação dá origem à forma real da divindade particular, manifestando assim seu poder.
  • Os Nirguna são originários dos textos védicos e, portanto, são os mantras mais antigos dos três tipos. Como nenhuma divindade ou aspecto personalizado de Deus é invocado com eles, eles são muito difíceis de interpretar e são considerados como não tendo uma forma ou significado específico. Diz-se que esses mantras têm sua identificação com toda a criação e contêm as verdades fundamentais da filosofia yogue. Diz-se que a mente deve ser muito forte para poder se concentrar nos mantras abstratos de Nirguna, e, portanto, eles não são recomendados para estudantes iniciantes.

Uma ferramenta poderosa

Como cada mantra invoca um poder preciso, eles podem ser usados para propósitos muito específicos: desenvolvimento espiritual, a cura de doenças ou a realização de desejos mundanos, por exemplo.

Quando combinados com as intenções do praticante, eles podem se tornar ainda mais direcionados e capacitados. Acredita-se que os mantras aumentam de poder em relação direta com o número de repetições. Algumas tradições afirmam que um mantra é plenamente capacitado a se ancorar no coração após 125.000 repetições, alcançando o que é chamado Mantra Siddhi – o que da um pouco mais de 1400 voltas em um japamala de 108 contas.

A meditação com mantras

Estudiosos consideram que a prática de meditar com mantras é a forma mais fácil de meditação. Sentado em uma posição confortável, com os olhos fechados, o mantra é repetido em silêncio ou em voz alta. Preste muita atenção à velocidade e ritmo de seu cântico, à pronúncia correta, ao objetivo e ao significado esotérico do mantra. Permita que a mente se concentre no mantra, deixando os pensamentos irem e mantendo uma respiração lenta e profunda. E como você sabe, usar o japamala na contagem das 108 repetições do mantra ajuda muito.

Neste post tem mais informações sobre como usar o japamala na meditação com mantras.

Efeitos imediatos da meditação

Assim como a oração e a afirmação, seu uso repetitivo traz efeitos poderosos sobre a mente, o corpo, o espírito e as emoções.

Mentalmente, a meditação com mantras aumenta a concentração e melhora a memória e o foco. Fisicamente, diminui a freqüência cardíaca, reduz a pressão sanguínea e ativa a resposta de relaxamento para permitir a cura e o rejuvenescimento. Além disso, ela cria autoconfiança e auto-capacitação, reduz o estresse e equilibra as emoções.

Espiritualmente, acredita-se que os mantras dissolvem o mau karma de alguém, produzem jnana (sabedoria) e são considerados um dos muitos caminhos iogues para a auto-realização.

Neste outro post sugerimos os mantras mais poderosos para suas práticas.

Quer compartilhar sua experiência conosco? Qual seu favorito? Deixe sua mensagem nos comentários!

Boas práticas,

Mãos Ocupadas

Imagem de capa: https://bit.ly/2r9i3LT

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

0

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Mantras e japamala