Mindful eating – conheça a alimentação consciente

 em Conteúdo Mãos Ocupadas, Meditação, Mindfulness

Alimentação consciente é uma técnica que ajuda a controlar nossos hábitos alimentares. Entre seus benefícios, estudos apontam que a técnica pode ajudar na perda de peso, bem como na redução da compulsão alimentar.

Neste post contamos o que é a alimentação consciente, como funciona e o que você precisa fazer para começar.

O que é alimentação consciente?

A alimentação consciente é uma derivação da técnica de meditação mindfulness (clique aqui para saber mais) na qual quem a pratica aprende a reconhecer e lidar com suas emoções e sensações físicas.

Tem sido usada para tratar algumas doenças, incluindo distúrbios alimentares, depressão, ansiedade e vários comportamentos relacionados a alimentação.

Em outras palavras, o comer conscientemente nada mais é do que usar a atenção plena (mindful) para alcançar um estado de atenção total às suas experiências, desejos e percepções físicas ao comer.

Basicamente a alimentação consciente envolve:

  • comer devagar e sem distrações
  • perceber os sinais de fome física e comer apenas até saciar
  • distinguir entre a verdadeira fome e os gatilhos “não-fome”
  • envolver os sentidos ao perceber cores, cheiros, sons, texturas e sabores
  • aprender a lidar com a culpa e ansiedade em relação à comida
  • comer para manter a saúde geral e o bem-estar
  • perceber os efeitos que a comida tem sobre seus sentimentos e seu corpo
  • apreciar a comida integralmente

Em conclusão, a alimentação consciente deriva da atenção plena, uma forma de meditação. Comer conscientemente significa desenvolver a consciência de suas experiências, percepções físicas e sentimentos em relação à comida.

Por que você deve praticar a alimentação consciente?

A vida acelerada de hoje oferece as pessoas uma grande variedade de opções alimentares, não necessariamente alimentos, enfim.

Além disso, muitas distrações desviam a atenção do ato de comer para televisores, computadores, smartphones e outras situações do cotidiano – mais agravadas ainda pelo trabalho remoto, por exemplo.

Como resultado, comer se tornou um ato banal, geralmente feito rapidamente. Isso pode ser problemático, pois leva até 20 minutos para seu cérebro perceber que seu estômago está cheio.

Então, se você come muito rápido, o sinal de saciedade pode não chegar ao cérebro até que você já tenha comido demais. Isso é muito comum na compulsão alimentar.

Com a alimentação consciente, você restaura sua atenção e desacelera, tornando a alimentação um ato intencional em vez de automático.

Além do mais, ao reconhecer os sinais que seu corpo dá, você é capaz de distinguir melhor e mais rapidamente entre fome física e emocional.

Você também aumenta sua consciência dos gatilhos que fazem você querer comer, mesmo que não esteja necessariamente com fome.

Desta forma, ao reconhecer os gatilhos, você pode criar um espaço entre eles e sua resposta, tendo tempo e liberdade para escolher como reagir.

Em suma, a alimentação consciente ajuda a distinguir entre a fome emocional e a física. Ela também aumenta sua consciência dos gatilhos relacionados à comida e dá a você a liberdade de escolher sua resposta a eles.

Alimentação consciente e perda de peso

É bem sabido que muitos programas de perda de peso não funcionam a longo prazo.

Cerca de 85% das pessoas com obesidade que perdem peso voltam ou excedem seu peso inicial em alguns anos, de acordo com estudos científicos.

A compulsão alimentar, a alimentação emocional, a alimentação externa e a alimentação em resposta aos desejos alimentares têm sido associados ao ganho de peso e à recuperação do peso após uma perda de peso bem-sucedida por diversas pesquisas científicas.

A exposição crônica ao estresse também pode desempenhar um grande papel na alimentação excessiva e na obesidade.

A grande maioria dos estudos concorda que a alimentação consciente ajuda a perder peso, mudando seus hábitos alimentares e reduzindo o estresse.

Ao mudar a maneira pela qual você pensa a comida, os sentimentos negativos que podem estar associados a comer são substituídos por consciência, autocontrole aprimorado e emoções positivas.

Quando comportamentos alimentares indesejados são abordados, suas chances de sucesso na perda de peso a longo prazo aumentam.

Dessa forma, uma alimentação consciente pode ajudar na perda de peso, alterando os comportamentos alimentares e reduzindo o estresse associado à alimentação.

Como praticar a alimentação consciente

Para praticar a atenção plena, você precisa de uma série de exercícios e meditações.

Nesse sentido, você pode achar útil participar de um seminário, curso online ou workshop sobre atenção plena ou alimentação consciente.

No entanto existem muitas maneiras simples de começar, algumas das quais podem ter benefícios poderosos por conta própria:

  • Coma mais devagar e não apresse as refeições
  • Mastigue bem.
  • Elimine distrações desligando a TV, o telefone etc.
  • Coma em silêncio
  • Concentre-se em como a comida faz você se sentir
  • Pare de comer quando estiver satisfeito
  • Pergunte-se por que está comendo, se está realmente com fome e se a comida que você escolheu é saudável

Para começar, tente escolher uma refeição do dia para se concentrar nesses pontos.

Depois que você pegar o jeito, a alimentação consciente se tornará mais natural. Então, você pode se concentrar na implementação desses hábitos em mais refeições.

Afinal, comer com atenção exige prática. Tente comer mais devagar, mastigue bem, remova as distrações e pare de comer quando se saciar.

Em conclusão, a alimentação consciente é uma ferramenta poderosa para recuperar o controle de sua alimentação.

Se as dietas convencionais não funcionaram para você, vale a pena considerar esta técnica.

Caso queira experimentar a alimentação consciente, pode encontrar muitos livros bons sobre o assunto nas lojas e online.

Um abraço e boas práticas!

Referências: https://www.healthline.com/nutrition/mindful-eating-guide

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

0

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Regras de ouro para usar o japamalaSementes de rudraksha: usos e benefícios
Vitrine de japamala