As perguntas mais frequentes sobre o japamala

 em Conteúdo Mãos Ocupadas, Japamala, Meditação

Como você deve ter notado, neste segundo semestre nosso blog voltou com força total!

E muitas das pessoas que nos visitam fazem sugestões e esclarecem dúvidas sobre o japamala e as inúmeras práticas que ele permite.

Antes de mais nada, é sempre bom agradecer pela sua participação e envolvimento com nosso conteúdo.

Seja como for, no post de hoje preparamos uma longa lista de perguntas e respostas que temos recebido ao longo dos nossos 10 anos – e, em especial, neste semestre.

Então, vamos lá. Embarque conosco nessa jornada!

Sobre o japamala

  • PERGUNTA: O que é japamala?

Japamala é um tipo de rosário vindo de práticas espirituais orientais e é usado para contar mantras, orações ou intenções. Um mala completo contém 108 contas. No entanto, pode ter múltiplos deste número como, 54, 27, 18, etc…

  • PERGUNTA: O que é um rosário?

Rosário é um colar de contas usado em diversas práticas espirituais no mundo todo, que serve para contar as orações feitas pelo praticante em uma sessão. Nesse sentido estima-se que mais de dois terços da população mundial usam algum tipo de rosário como uma ferramenta para aumentar o foco durante suas práticas espirituais.

  • PERGUNTA: O que significa japamala?

A palavra japamala tem origem no sânscrito e, em uma transliteração livre, podemos dizer que significa algo como “guirlanda”. Assim, o japamala é um colar ou bracelete usado por hindus e budistas em suas práticas meditativas.

  • PERGUNTA: Qual a finalidade de um japamala?

Em muitas tradições espirituais, os japamalas são usados para contar orações, respirações ou mantras. Por outro lado, tocar a conta a cada recitação também ajuda a focar a mente.

  • PERGUNTA: Que tipos de materiais são usados nos japamalas?

As contas contas do japamala são tradicionalmente feitas de rudraksha, sândalo, pau-rosa e tulsi. Entretanto, outros materiais podem ser usados, incluindo contas de madeira, sementes ou pedras.

  • PERGUNTA: O que é o meru?

O japamala possui uma conta no final do colar que é chamada de meru ou conta do Guru (professor). Esta conta não deve ser contada ou tocada e serve como um lembrete para fazer uma pausa e refletir antes de continuar para outra rodada de japa. Ao mesmo tempo disso diz-se também que o meru armazena a energia da sua prática e pode servir como um lembrete de sua intenção de praticar a meditação, enfim.

  • PERGUNTA: As contas devem ser redondas?

As contas usadas em um japamala podem ter qualquer formato. Definitivamente, contas redondas são geralmente preferidas, pois são mais fáceis de manusear na contagem dos mantras.

  • PERGUNTA: Por que deve ter 108 contas?

A princípio o número 108 tem um significado poderoso na Índia, de onde vem o japamala. Existem 108 letras no alfabeto sânscrito. Os matemáticos védicos mediram o diâmetro do Sol em 108 vezes maior do que o diâmetro da Terra. De maneira idêntica, mediram a distância entre o Sol e a Terra em 108 vezes o diâmetro do Sol. Na tradição iogue, encontramos 108 textos sagrados dos Upanishads, 108 locais sagrados sagrados na Índia e 108 pontos marma (semelhantes à acupressão) no corpo.

  • PERGUNTA: Posso usar o japamala como acessório?

Definitivamente sim! Ele pode ser usado como um amuleto de proteção. Neste post explicamos melhor. Clique aqui para ler. As maneiras mais comuns para usar é como colar ou pulseira.

  • PERGUNTA: Onde eles surgiram?

De antemão é muito difícil de estabelecer o surgimento do japamala. Mas historiadores apontam para seu uso por volta do séc VIII a.C, na região da Índia.

  • PERGUNTA: Eu posso fazer meu próprio japamala?

Em primeiro lugar, sim. Em segundo lugar, sim. E em terceiro lugar, sim também! Um japamala pode ser feito por qualquer pessoa com alguns materiais e ferramentas simples – como tesoura, alicate e nossa Mesa de Luz. Clique aqui para conhecer. Embora possa ser muito gratificante fazer o seu próprio, se você não tiver experiência com trabalhos manuais, poderá ter dificuldades e não obter resultados significativos. Desde já fica o convite para conhecer nossa vitrine de japamalas clicando aqui.

  • PERGUNTA: Como devo guardar meu japamala?

O japamala é um objeto sagrado e deve ser tratado com tal respeito, antes de tudo. Nunca deixe espalhado descuidadamente ou colocadas no chão (ou outras superfícies sujas). Recomendamos mantê-los em um saquinho ou caixa quando não estiver em uso.

  • PERGUNTA: Qual é o japamala certo para mim?

Não há uma resposta simples para esta pergunta, pois se trata principalmente de preferências pessoais. Se sua prática tiver regras ou requisitos para o tipo de mala usado em sua linhagem de meditação, você deve respeitá-las. Caso contrário, você precisará encontrar clareza para o propósito do seu mala e que tipo de material será mais adequado para sua prática. Preparamos um post com dias muito valiosas para escolher seu japamala ser erro. Clique aqui para ler.

  • PERGUNTA: Por que os japamalas são tão caros?

Muitos fatores influenciam o custo dos japamalas. O preço pode variar de acordo com o design, forma de fabricação, tipo de contas e outros materiais usados. Mas este não deve ser um problema para você. Afinal, temos uma linha completa de japamalas e sempre oferecemos produtos com preços acessíveis e qualidade incomparável. Clique aqui para conhecer nossas ofertas.

Por último, esperamos que nossa lista de perguntas e respostas sobre o japamala tenha te ajudado. Quer nos enviar alguma pergunta? Teremos o maior prazer em responder!

Assim, deixe sua pergunta aqui em nosso blog!

Um abraço e boas práticas,
Mãos Ocupadas

Imagem destacada: https://www.etsy.com/in-en/listing/653050379/heaven-and-earth-mala-japa-mala

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

0

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Introdução a ayurveda e aos três doshasQual o melhor japamala para equilibrar seus doshas
Vitrine de japamala