As partes do japamala

 em Conteúdo Mãos Ocupadas, Japamala

Japamala sendo usado na prática de yoga

Você conhece bem o seu japamala? Sabe que o cordão, as contas, os nós, o meru e o tassel possuem significados profundos? Neste post, vamos detalhar cada uma das partes que formam este instrumento sagrado. Embarque conosco nesta jornada de conhecimento!

O que é um Japamala e quem pode utilizá-lo?

Muito mais do que um mero cordão de contas, um japamala pode ser considerado uma “guirlanda celestial”. Afinal, é um instrumento usado em muitas práticas mentais e espirituais que buscam elevar a mente a um estado superior de consciência.

Além da tradicional meditação com mantras, o japamala é muito usado no yoga, em terapias de limpeza dos chakras e como amuleto de proteção. Ou seja, ele pode ser usado por qualquer pessoa que busca uma vida mais consciente.

Dica: Nossos japamalas são feitos com atenção aos mínimos detalhes. Clique aqui para conhecer nossa coleção exclusiva.


A Anatomia do Japamala e seus Significados

Japamala Mãos Ocupadas com contas de sementes de rudraksha, marcadores e meru em turquesa, entremeios em nós e tassel vinho.

As Contas

As contas podem ser de uma infinidade de materiais, tais como sementes, madeira ou pedras naturais. Decerto, elas são um dos componentes mais importantes, pois definem as propriedades energéticas da peça. Por exemplo, um japamala de rudraksha vibra em uma frequência completamente diferente de um feito com ametista.

Entremeios e Nós

São as peças menores que ficam entre as contas. A princípio, sua função é manter um espaço para que o manuseio seja mais firme. O entremeio mais tradicional é o . Além de manter uma distância confortável, o nó evita que as contas se percam caso o cordão arrebente.

Marcadores: O Lembrete da Presença

Os marcadores servem precipuamente para trazer a mente de volta à prática. Enquanto meditamos, nossa mente pode se distrair; então, ao tocar o marcador, retornamos o foco. Embora japamalas tradicionais nem sempre os tenham, eles conferem características estéticas e energéticas únicas à peça.

O Cordão (O Fio do Universo)

O componente mais discreto, mas o mais importante, é o cordão. Ele mantém tudo unido. Nesse sentido, o cordão simboliza que tudo no Universo está interligado. Dessa maneira, ele representa a unidade e a ausência de separação.

Meru ou Conta Guru

A conta maior, chamada de Meru, marca o início e o fim do ciclo de 108 repetições. Certamente, ela simboliza o Divino ou o Mestre. Assim sendo, nunca se deve atravessar o Meru durante a contagem; em vez disso, deve-se girar o japamala e recomeçar o caminho na direção contrária.

Tassel ou Ponteira

O tassel representa a nossa conexão com o Divino e o estado de iluminação (Turiya). Igualmente, ele é associado à Flor de Lótus e suas mil pétalas. Portanto, é o elo que une todos os componentes do seu japamala.


Conclusão: Escolha o seu com Propósito

Agora que você conhece a anatomia de um japamala, que tal sentir qual deles ressoa com você? Visto que cada detalhe importa, visite nossa vitrine e escolha o seu novo amuleto.

Confira aqui todos os Japamalas Mãos Ocupadas e aproveite para ler nossas dicas sobre como escolher seu japamala ideal.

Conteúdo produzido por Mãos Ocupadas. A cópia e distribuição é autorizada, desde que citada a fonte.

Postagens Recomendadas
Mostrando 26 comentários
  • Daniela
    Responder

    Se não tiver nenhum dos materiais citados na matéria, quais posso usar para fazer Japamala?
    Vai interferir em algo no Japamala?

    • Mãos Ocupadas
      Responder

      Olá Daniela,

      é sempre melhor utilizar materiais nobres na confecção do seu japamala para que você possa se beneficiar também das propriedades energéticas destes materiais.

      Entretanto, se não dispuser de nenhum, vale mais a pena praticar com qualquer material a não praticar 😉

      Um abraço e boas práticas!

  • Esdras
    Responder

    Porque tem japamala que tem tres pedras ates do guru e duas depois, antes de comecar as contas

    • Mãos Ocupadas
      Responder

      Olá Esdras!

      A variação de contas é muito mais uma questão estética do que qualquer outra. Não importa quantas contas vem antes, ou depois, desde que o número total de contas seja múltiplo de 108.

      Um abraço e boas práticas!

  • Lise
    Responder

    Tem japamalas pulseira usada por quem pratica yoga que tem uma conta com inscrições em japonês. O que significa?

    • Mãos Ocupadas
      Responder

      Olá Lise!

      Há inúmeros ideogramas japoneses impressos em contas. O ideal é saber qual ideograma é para podermos traduzir. No caso, pedir ajuda para algum amigo traduzir, rs.

      Se quiser mandar uma foto para nós, podemos tentar te ajudar.

      Um abraço e gratidão pela mensagem,
      Mãos Ocupadas

  • Sol França
    Responder

    Olá!
    Uma informação por favor:
    Li uma vez que o japamala não deve ficar exposto assim que terminar a meditação (deve ser guardado em um saquinho) e também que o ideal é ter um japamala para a prática da meditação e outro para caso queira usar como adereço.
    Grata,

    • Mãos Ocupadas
      Responder

      Olá, Sol!

      Ficamos gratos pela sua mensagem e felizes pelo seu questionamento.

      Se olharmos para trás e analisarmos a origem e uso do japamala, iremos diretamente para a Índia onde os vedas criaram o japamala e os hindus se apropriaram dele assim como os budistas.

      Em uma região tão pobre, não parece adequado que as pessoas tenham recursos para empregar em diversos japamalas em detrimento de outras necessidades – como comprar comida, por exemplo.

      Por isso, não nos parece fazer sentido esta afirmação. Mas se você tiver condições em ter vários japamalas, também não parece problema algum.

      O importante é ter as práticas em dia e que elas caibam em sua realidade.

      Um abraço e boas práticas,
      Mãos Ocupadas

  • MAYARA LAYANA JANSEN SODRE
    Responder

    O tassel do meu japamala se desfez. Eu posso simplesmente trocar o tassel?

    • Mãos Ocupadas
      Responder

      Olá, Mayara!

      Quando nosso japamala – ou alguma parte dele – se danifica, basta consertar.

      Dependendo de como o tassel desfez e como o japamala é feito, não é conveniente trocar, mas sim reparar.

      Avalie o que te parece o melhor caminho.

      Se precisar de mais alguma ajuda, nos dê um alô.

      Um abraço e boas práticas,
      Mãos Ocupadas

    • José Carlos
      Responder

      Boa noite , tenho dois japamala um para cada mantra específico, para Tara Verde tem algum japamala específico ou pode ser igual aos outros que tenho, de olho de tigre, Ônix preto e hematita? Obrigado

      • Mãos Ocupadas
        Responder

        Olá, Mayara.

        Você não precisa ter um japamala diferente para cada prática. Mas nada te impede de ter quantos e quais japamalas você quiser. O importante é ter as práticas sempre em dia.

        Um abraço e boas práticas,
        Mãos Ocupadas

  • CLARISSA RUTH LIANDA
    Responder

    Olá, como faço para energizar meu japamala quando acabei de comprar ou fazer? Devo deixá-lo no sol, por exemplo? Obrigada

  • Ritinha
    Responder

    Fiquei feliz em ler as respostas dadas as dúvidas dos leitores! Parabéns!

    • Mãos Ocupadas
      Responder

      Que ótimo, Ritinha!

      Escrevemos nossos posts com muito cuidado e carinho. Naturalmente, não poderíamos deixar de considerar nossas leitoras e nossos leitores neste espaço.

      Um abraço e boas práticas,
      Mãos Ocupadas

  • Cacilda de Alvarenga Lage
    Responder

    Posso utilizar um outro formato de contas não seja redondo para confecção do Japamalas? Ex: florzinhas.

    • Mãos Ocupadas
      Responder

      Olá, Cacilda!

      Agradecemos pela sua mensagem!

      Claro que sim. O formato e o tamanho das contas não importam. A menos que sejam muito desconfortáveis para manejar, não se preocupe pois não há formato certo.

      Mas não se esqueça que o japamala deve ter sempre 108 contas ou seus múltiplos.

      Um abraço e boas práticas,
      Mãos Ocupadas

  • Marcos
    Responder

    O componente mais discreto, mas o mais importante, sem o qual o japamala não existira, é o cordão. Ele mantem as contas unidas e todos os demais componentes conectados. É o fio do Universo. As contas vêm do Universo e nós também. O cordão simboliza que tudo está interligado e é sem separação.

    Qual tipo de material posso utilizar como cordão??
    qual a influência que esse material terá sobre o japamala??

    • Mãos Ocupadas
      Responder

      Olá, Marcos!

      Excelentes colocações sobre o cordão. Ele é, de fato, tudo isso o que você relatou. Graças a ele o japamala existe. Da mesma forma, quando ele se rompe, todo o conjunto das peças e partes do japamala perdem o sentido.

      Como você deve saber, há mais de 10 anos que confeccionamos japamalas. E isso nos dá uma grande bagagem para tratar do assunto.

      Por questões óbvias, temos que priorizar a durabilidade e a estética, nesta ordem. No outro extremo ficam as propriedades energéticas que o cordão pode proporcionar pois, entre outros motivos, ele é uma das menores partes do japamala. Sendo assim, o impacto energético dele acaba sendo bem pequeno se comparado às contas. E é por isso que sempre usamos materiais nobres nas contas como sementes, madeiras e pedras semipreciosas.

      Desta forma, a escolha do material do cordão irá depender muito da finalidade do seu artesanato. Se a intenção for a comercialização, opte por materiais mais resistentes, como poliéster ou nylon.

      Mas se for para uso pessoal, se puder, opte materiais naturais como cordão de algodão cru. Mas tenha em mente que terá uma vida útil bem abreviada em comparação a outros materiais sintéticos.

      Agradecemos muito pela sua contribuição e estamos à disposição para trocar mais ideias.

      Um abraço,
      Mãos Ocupadas

    • ANA MARIA ANTONIO
      Responder

      Parabéns pelos esclarecimentos foram muito úteis.

      Gostaria de saber se posso montar um Japamala com cristal?

      • Mãos Ocupadas
        Responder

        Olá, Ana Maria!

        Ficamos muito gratos pela sua ótima pergunta. Claro que pode usar cristais para montar seu japamala.

        No entanto, sempre que possível, opte por cristais naturais em detrimento dos sintéticos.

        Os materiais naturais, sejam sementes, madeiras, pedras e outros, possuem propriedades energéticas que os sintéticos não têm.

        Ah, e outra dica muito valiosa se você quer começar a fazer japamalas: nossa Mesa de Luz: https://maosocupadas.com.br/produto/bandeja-para-fazer-japamala/

        Um abraço e boas práticas,
        Mãos Ocupadas

    • Monica
      Responder

      Os marcadores contam como conta?

      • Mãos Ocupadas
        Responder

        Olá, Monica.

        Geralmente sim. Mas depende muito de cada praticante também.

        Um abraço e boas práticas,
        Mãos Ocupadas

  • José Carlos
    Responder

    Boa noite, quase bom dia, uma dúvida, eu tenho dois japamalas , pra cada um deles entoo um mantra diferente , para Tara Verde tem algum japamala específico ou pode ser igual os que tenho com olho de tigre, pedras vulcanicas e Onix ? Obrigado

    • Mãos Ocupadas
      Responder

      Olá, José Carlos.

      Você não precisa ter um japamala diferente para cada prática. Mas nada te impede de ter quantos e quais japamalas você quiser. O importante é ter as práticas sempre em dia.

      Um abraço e boas práticas,
      Mãos Ocupadas

Deixe um Comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

pulseira-japamala-dos-chakras-em-rudraksha-para-o-blog-mãos-ocupadasativar o seu japamala