O significado e o poder do mantra Om Namah Shivaya

 em Japamala, Mantra, Meditação, shiva, yoga

É difícil pensar em um mantra mais famoso, reconhecível e poderoso do que “Om Namah Shivaya”. Está em uso há milhares de anos e é uma forma essencial de devoção do hinduísmo. A vibração deste mantra ativa a consciência pura e ressoa com o seu Eu mais elevado. Repetir este mantra com concentração, consciência e devoção permitirá que você manifeste suas verdades internas, purifique seu sistema de energia e cultive estados profundos de meditação. Este mantra tem uma infinidade de significados, tem profundas implicações metafísicas e pode conceder muitas bênçãos.

Significado de Om Namah Shivaya

Este mantra é frequentemente traduzido como “adoração a Shiva”, “Eu me curvo a Shiva” ou “Eu me curvo ao eu interior”.

Om Namah Shivaya também é referido como o mantra de cinco sílabas ou mantra Panchakshara porque tem cinco sílabas (Na-Ma-Shi-Va-Ya) que são precedidas pelo Om ou Aum. As cinco sílabas representam os cinco elementos da terra (Na), água (Ma), fogo (Shi), ar ou vento (Va) e espaço ou céu (Ya).

Shiva é uma das três principais divindades do hinduísmo que governa a energia da transformação. Ele representa o caminho iluminado do yoga e é dito que ajuda seus devotos a superar paixões mundanas, como ganância, raiva e luxúria. Shiva é retratado como um yogue renunciante de pele azul, que na maioria das vezes está em profunda meditação no topo do Monte Kailash.

Vejamos o significado simbólico do canto com mais detalhes. É útil traduzir e discutir cada palavra neste mantra separadamente.

  • Om/Aum – Antes que o universo viesse à existência, havia um vazio sem vibração alguma. A vibração que veio desse vazio deu início ao mundo, que é conhecido como Om. Isso é considerado um mantra bija ou semente que dá um impulso de poder e energia ao restante do mantra.
  • Namah – Isso se traduz em reverenciar, orar ou honrar. É uma forma de respeito, homenagem e adoração à energia de Shiva.
  • Shivaya – Esta é uma variante da palavra Shiva. Isso pode se referir ao eu interior e à consciência universal. Também pode invocar um ou mais dos traços e qualidades conhecidos de Shiva.

Subjacente a este mantra está um grande segredo. À medida que cantamos as cinco sílabas Namah Shivaya, os cinco elementos que compõem o corpo são purificados. Cada sílaba purifica seu elemento correspondente. Enquanto o corpo e a mente não forem completamente puros, não poderemos nos beneficiar plenamente de nossa prática espiritual. Portanto, repetimos Om Namah Shivaya para ajudar a limpá-los.
PARAMAHAMSA MUKTANANDAJI

História do mantra

O mantra Om Namah Shivaya remonta a milhares de anos. Aparece pela primeira vez no oitavo hino de Namakam em Taittiriya Samhita de Krishna Yajurveda (sem o Om inicial). É considerado o rei dos mantras na linhagem Siddha Yoga.

Benefícios do Mantra Panchakshara

Se este mantra for entoado de forma adequada e sincera, ele confere profundas experiências espirituais e até mesmo bênçãos. Repetir o mantra Panchakshara pode trazer paz interior, clareza e força interior. Este mantra também pode aumentar a energia, remover o medo do desconhecido e motivar a pessoa a atingir a iluminação. Praticar este mantra regularmente durante as sessões de yoga pode nos aproximar da natureza interior divina que está dentro de nós.

Como praticar

Om Namah Shivaya é um mantra poderoso, por isso é aconselhável apenas entoá-lo durante a meditação ou práticas espirituais semelhantes. Certifique-se de praticar com a coluna vertebral ereta para permitir que a energia flua livremente pelo seu corpo. Concentre sua atenção no chakra da coroa, especialmente ao cantar a parte Om do mantra. É recomendado que seja usado um japamala. De preferência com contas de rudraksha, pois elas são particularmente significavas para Shiva. Você pode sincronizar a repetição do mantra de três maneiras separadas com a respiração:

  1. Entoe “Om Namah Shivaya” em cada inspiração e expiração.
  2. Entoe “Om” em cada inspiração, “Namah” na expiração, “Shivaya” na inspiração e segure a próxima expiração em silêncio.
  3. Entoe cada uma das seis sílabas do mantra com cada inspiração ou expiração.

Difícil, né? Mas nada que com uma boa dose de persistência você não consiga aproveitar ao máximo este mantra.

Um abraço e boas práticas,
Mãos Ocupadas

Traduzido, descaradamente, daqui: https://japamalabeads.com/meaning-of-om-namah-shivaya/

Imagem destacada: https://www.tourmyindia.com/blog/popular-shiva-temples-in-india/

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

0

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Sete hábitos que drenam constantemente sua energiaA cannabis e seu uso na ayurveda
Vitrine de japamala