Onze hábitos que podem melhorar sua qualidade de vida

 em energia, Japamala, Meditação, Mindfulness, relaxamento, respiração, saúde, yoga

Já parou para pensar o que torna as pessoas bem-sucedidas? Várias respostas óbvias podem surgir, desde dizer que se tenha foco, disciplina pessoal e vontade de fazer sempre algo grande. Entretanto, uma coisa que pessoas bem sucedidas têm em comum são os bons hábitos e alguns rituais diários que ajudam a melhorar a qualidade de vida.

Na verdade, velhos hábitos são difíceis de mudar, mas se você aprender e se adaptar a novos hábitos, eles podem melhorar positivamente sua qualidade de vida para sempre.

Portanto, se você fizer uma atividade repetidamente, esse hábito, se adotado, melhorará a saúde mental e física. Sua sensação geral de bem-estar aumentará substancialmente. Em troca, você também pode desfrutar de uma vida mais feliz, menos estresse e menos complicações de saúde.

Não é um resultado ruim para um compromisso tão pequeno, não é? Aqui estão algumas sugestões de hábitos positivos simples e eficazes para serem empregados hoje mesmo:

Crie um ritual matinal

Acordar cedo não é a única coisa que pode mudar a vida de uma pessoa para melhor. Mas é aprender a estabelecer uma rotina pela manhã e fazer o mesmo regularmente. Ter uma lista de afazeres logo cedo ajuda a manter a motivação e energia ao longo do dia. Isso eliminará os atrasos que às vezes nos sobrecarrega e desorienta – sem saber o que fazer na próxima etapa. Além disso, um pouco de exercício matinal, meditação, yoga, ler um livro e fazer um café da manhã saudável também podem animar o dia. Estabelecer um ritual matinal significativo ajudará você a começar o dia com uma inspiração proativa que tem um impacto muito positivo. Afinal, somos criaturas de hábitos, por que não fazê-lo regularmente se isso nos dá prazer e traz benefícios?

Siga a regra 80/20

Este princípio sugere que, em qualquer situação, 20% das tarefas produzem 80% dos resultados. O que significa que, de todas as suas listas de tarefas, as que criam o maior impacto positivo são as que merecem mais tempo e energia. Se você se concentrar nesses 20%, maximizará sua produtividade e terá a liberdade de se concentrar em outras atividades de uma lista de tarefas semelhante. Isso será eficaz para ajudar as pessoas que são facilmente distraídas ou sobrecarregadas por uma grande carga de trabalho. Portanto, entenda e crie sua lista de tarefas baseado na regra 80/20 agora mesmo.

Aprenda a realizar uma única tarefa

Embora você possa supor que, por viver em uma cidade movimentada e intensa, a arte da multitarefa vem naturalmente, mas o fato é que apenas 2% das pessoas no mundo podem fazer isso bem. Não há nada de errado em fazer várias tarefas de vez em quando, mas se você fizer isso continuamente, interromperá seu foco no futuro e acabará por drenar sua energia mais rapidamente. Isso pode criar uma confusão mental, tornando difícil para o cérebro filtrar informações relevantes para que você se acostume a pular de uma tarefa para outra sem conseguir se concentrar adequadamente em ambas. Portanto, em vez de fazer muitas tarefas ao mesmo tempo, escolha uma tarefa da sua lista, concentre-se e conclua-a com rapidez e precisão.

Aprecie mais

Você tem agradecido pelo que tem até agora? Se você se sente mal por reclamar da qualidade de sua vida agora, lembre-se de que deve haver alguém por aí que está passando por situações mais difíceis e ainda pode ser capaz de expressar gratidão por tudo. Praticar a gratidão inconscientemente deve ser o lema. Tony Robbins, escritor norte-americano, diz que “quando você é grato, o medo desaparece e a abundância aparece”. Praticar a gratidão é uma ótima maneira de reduzir o estresse, melhorar a saúde mental e criar outras coisas positivas na vida. Portanto, agradeça sempre.

Faça um detox das redes sociais

O mundo digital já domina mais de 90% do nosso planeta e, sempre que há algo novo, imediatamente se torna uma tendência nas redes sociais. Por isso, talvez você esteja acompanhando excessivamente a jornada de alguém. Lembre-se de que algumas das informações que você consome podem ter um impacto positivo ou negativo em você.

E como o tempo que se passa nas redes sociais é cada vez maior, é possível que você esteja perdendo o contato com sua realidade em nome de vivenciar a “realidade” de outra pessoa nas redes sociais. Pesquisas dizem que a pessoa média tem de 2 a 3 contas nas redes sociais e passa quase duas horas por verificando seus feeds.

Também tem sido associado a um aumento nos casos de depressão devido a transtornos mentais. A desintoxicação das redes sociais parece ser o único remédio razoável em tais situações para reduzir as taxas de depressão. Tente desligar seu smartphone por algumas horas por dia e observe a melhora do seu humor e sua reconexão com o mundo ao seu redor.

Exercite-se com frequência

São fartos os estudos que comprovam que uma pessoa deve reservar pelo menos 15 a 30 minutos por dia para se exercitar. Inúmeros benefícios vêm simplesmente pela prática frequente de alguma atividade física. Além da melhora física, o exercício regular pode estimular a criatividade e melhorar suas habilidades cognitivas. Além disso, o exercício também ajuda a reduzir o risco de desenvolver alguns problemas graves de saúde, como diabetes, obesidade, colesterol etc. Normalmente no primeiro mês, para criar o hábito de se exercitar, é realmente muito difícil e parece exigente demais. Mas se feito de forma consistente e totalmente comprometida terá um bom impacto a longo prazo para você. Será muito perceptível como seu comportamento social melhorará, seu apetite será sempre normal, a digestão ficará mais suave, dormirá mais profundamente, melhorará a memória, etc.

Invista no auto cuidado

Às vezes ficamos tão ocupados com nosso próprio trabalho que nos esquecemos de fazer uma pausa. No entanto, é bom apenas sentar e relaxar por alguns minutos. Tirar um tempo para relaxar pode fazer maravilhas pelo seu humor e saúde mental, bem como pela sua autoestima. Pelo menos faz você se sentir bem todos os dias. Também pode ser combinado com algum hobby, ouvir música, aprender novas habilidades e até pesquisar uma receita para cozinhar o jantar de hoje à noite. Se dê um tempo e aproveite.

Leia livros

Há grandes benefícios em estimular nossos cérebros diariamente. Embora alguns não sejam imediatamente aparentes, a ciência prova que nossos cérebros mudam à medida que aprendemos. Sem treinar o cérebro, nosso desempenho tenderá a desacelerar, tornar-se menos responsivo e mais suscetível a doenças ao longo do tempo. Ler livros é uma ótima maneira de adquirir conhecimento e estimular a criatividade. Assim como a meditação, ler um livro pode ter um efeito calmante e melhorar o foco. Nem todos os livros têm o mesmo efeito. Por isso procure conhecer os gêneros literários que mais te agradam e busque variar sempre. Está provado que as pessoas que continuam a aprender terão respostas mais rápidas, melhores habilidades sociais, ajudarão a combater a demência, melhorarão as habilidades de memória, facilitarão o processamento de novas informações e a tornarão mais produtiva.

Crie conexões com pessoas positivas

Talvez a maioria das pessoas prefira aproveitar o tempo sozinhas, mas saiba que, se deseja adicionar experiências mais positivas à sua vida, precisa ter fortes laços sociais e apoio da comunidade.

As relações sociais não apenas lhe dão prazer, mas também afetam sua saúde a longo prazo. É tão importante quanto a nutrição, o sono e o exercício.

Evidentemente você não deve contrair maus hábitos em nome da socialização, porque isso terá um impacto muito ruim no seu futuro.

Entretanto, as pessoas que você ama e com quem se importa devem estar no topo da lista de prioridades, porque são aquelas em quem você pode confiar quando o estresse aumenta ou a vida fica mais difícil. Não importa no que você está trabalhando ou focado na vida, contanto que você possa definir essas prioridades. O tempo reservado para as pessoas que você ama deve ser valorizado. No final, se seu tempo na terra acabar, como você será lembrado?

Pratique o minimalismo

Não se preocupe, não há necessidade de doar suas coisas e viver na penúria. O ponto aqui é que você pode ter muitas coisas e isso pode ter um impacto negativo em sua vida. Normalmente, temos um ciclo habitual de coleta, exibição, movimentação, limpeza e, finalmente, armazenamento do item.

Quando você se livra de coisas que raramente são usadas ou necessárias, você pode obter um ambiente e vida mais simples e organizada. A vida não deve ficar com sobrecarga sensorial. Imagine todas as distrações de coisas, relacionamentos, trabalho, estresse e contas de uma só vez.

O minimalismo declara que sua vida terá mais espaço para as coisas que são importantes para te fazer feliz. Quando você gasta menos energia na compra, manutenção e substituição de itens, você perde uma energia muito valiosa.

Um estilo de vida minimalista também pode tornar sua casa mais fácil de limpar, o tempo mais fácil de gerenciar e a vida mais fácil de viver. Desapegue e experimente uma vida mais simples.

Medite

Por fim e não menos importante, a prática da meditação pode trazer benefícios incríveis para sua vida. Mas deixe de lado aquela ideia romantizada da meditação. A prática pode e deve ser simples de modo que seja possível de ser feita no cotidiano. Em nosso blog temos muito conteúdo que vai te ajudar a encontrar um estilo de meditação que se adeque a sua vida. E não se esqueça de contar sempre com a ajuda de um japamala. Este objeto incrível irá te ajudar muito nas suas práticas de meditação. Clique aqui e visite nossa loja virtual.

Um abraço e boas práticas,
Mãos Ocupadas

Texto traduzido e adaptado daqui: https://medium.com/@erwin.hermawan/10-positive-habits-that-can-improve-your-quality-of-life-forever-8fd9fc23b95d

Imagem destacada: People praying photo created by jcomp – www.freepik.com

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

0

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Respiração profunda com o japamala
Vitrine de japamala