Curando corações e o mundo através do ho’oponopono

 em Conteúdo Mãos Ocupadas, Ho'oponopono, Japamala

Antes de mais nada, é importante partirmos do ponto que as práticas mentais, independente de origem ou a apropriação que tiveram ao longo dos tempos, surtem efeitos ao praticante.

A ciência já se debruçou insistentemente sonre a meditação e não faltam relatos dos impactos que a prática regular causa no cérebro, sobretudo.

Isso posto, assumimos que, de alguma forma os pensamentos podem se transformar em realidade. E, o que você percebe como realidade depende de sua perspectiva.

Acredite se puder

A “criação” do que conhecemos hoje por ho’oponopono é atribuida ao Dr. Hew Len, psicólogo clínico falecido recentemente (15/01/2022). Porém, uma pesquisa mais um pouco mais aprofundada mostra que se trata de uma técnica ancestral havaiana.

Definitivamente não entraremos nesses pormenores neste post, ok? Quem sabe em outro…

Seja como for, vamos a história:

Era uma vez um psicólogo clínico que “curou” magicamente todos os detentos de uma ala em um hospital psiquiátrico que abrigava criminosos mentalmente doentes. Evidentemente, Dr. Hew Len.

Conta-se que o Dr.Len foi lá e fez algo surpreendente. Ele leu os registros de cada paciente e começou a se curar tendo empatia com cada história.

Ele recitou quatro mantras que levaram a um processo de purificação.

  • Sinto muito
  • Me perdoe
  • Sou grato
  • Eu te amo

Ainda segundo a história, o processo de cura envolveu pensar sobre a mentalidade desses pacientes e pedir perdão, conectando-se com eles em um nível subconsciente.

De acordo com a prática havaiana, temos um corpo espiritual, um corpo mental e um corpo emocional, que fazem parte do nosso corpo físico. Estamos todos em fases diferentes. A arte do ho’oponopono é conectar as três mentes e processar a cura do mundo curando a si mesmo.

Você já teve uma conversa difícil com alguém que não está disposto a ouvi-lo? Isso pode ser com familiar, colega de trabalho, vizinho ou em uma sessão de terapia…

Pois experimente trazer o ho’oponopono para limpar o ar e estabelecer um espaço confiável.

Como o ho’oponopono funciona na prática

Sinto muito: O primeiro passo é aceitar o fato de que coisas erradas podem estar dentro de você.

Me perdoe: Pedir perdão é um método de cura no ho’oponopono que ajuda você a seguir em frente na vida.

Sou grata: A gratidão é uma emoção e deve ser dita várias vezes para trazer o ar fresco da positividade.

Eu te amo: Dar amor é uma emoção carinhosa e afetuosa que acelera o processo de cura.

O que é ho’oponopono?

Ho’oponopono significa “fazer as coisas certas”. É uma oração e uma prática havaiana para o perdão. É um mantra poderoso capaz de conferir limpeza energética.

De acordo com o ho’oponopono, tudo o que é a sua realidade é algo percebido pela sua mente. Suas conexões, as pessoas que você conhece, são afetadas pelo seu eu interior.

Você pode impactar diretamente as pessoas de seu convívio próximo. Um gesto de empatia ou um simples sorriso pode melhorar o dia de alguém. Um pedido de desculpas pode ajudar a redirecionar completamente uma situação do cotidiano.

Acima de tudo, se sua mente pode ter pensamentos problemáticos, se pode criar inseguranças, ela também pode resolvê-los.

Sob o mesmo ponto de vista o ho’oponopono pode ajudar a lhe dar mais controle sobre sua vida e a relação com o próximo.

Tudo depende de uma prática regular e autêntica desses quatro mantras simples e diretos:

  • Sinto muito
  • Me perdoe
  • Sou grato
  • Eu te amo

Essas quatro afirmações poderosas têm muita força de cura quando entoadas com sentimentos e emoções.

A prática envolve expressar abertamente os sentimentos e manter um espaço para o outro limpando sua consciência. O ho’oponopono não adicionará felicidade à sua vida como num passe de mágica, mas ajudará a se livrar de muitos sentimentos negativos.

Ho’oponopono: Curando os outros enquanto cura a si

Praticantes de ho’oponopono acreditam que a cura vem de dentro de nós. De maneira idêntica, a negatividade que vem dentro de nós tende a criar e favorecer bloqueios em nossas mentes.

O conjunto destas quatro afirmações deve ser usado para promover o amor próprio, transmutando suas energias para a cura e a reconciliação.

Antes de iniciar a prática do ho’oponopono

Antes de iniciar a prática, o primeiro passo é pensar a quem você deseja enviar essas afirmações. Como praticante de ho’oponopono, você pode direcionar essas afirmações para as pessoas que conhece ou até mesmo desconhecidas. Você tem que pensar “o que eles sentem sobre uma situação?”

A cura não precisa que as duas pessoas estejam presentes em um ambiente físico comum. Acredita-se que a maioria delas é feita à distância.

Recitar as afirmações do ho’oponopono em voz alta tem um impacto maior do que apenas pensar nelas.

No YouTube você encontra inúmeras aulas sobre como praticar. Só tome cuidado com a picaretagem.

A pelo ho’oponopono vem em quatro passos básicos:

  • Sinto muito

Pedir desculpas e admitir sua responsabilidade é a primeira parte da cura no ho’oponopono. ‘Tenho responsabilidade de lidar com as coisas erradas que acontecem comigo ou que me deixaram triste”.

  • Me perdoe

Diga: ‘Por favor, me perdoe’. É uma forma de pedir desculpas ao universo. Não importa se você errou ou não, é um método de limpeza que remove a negatividade. Pedir perdão é uma etapa no ho’oponopono que ajuda você a seguir em frente na vida.

  • Sou grata

Agradecer nunca é demais. Continue agradecendo repetidamente. A gratidão para com o universo é uma parte igualmente importante do processo de cura no ho’oponopono. Dizendo obrigado por todo o perdão, obrigado por toda a mudança dentro de você, obrigado a si mesmo por ser quem você é. A gratidão é uma emoção poderosa e deve ser dita repetidamente para trazer o ar fresco da positividade.

  • Eu te amo

Diga eu te amo para você mesma, para o universo, para o seu corpo, para a casa em que você mora, para o seu entorno. O amor é uma emoção poderosa. Com ele vem camadas de calor e segurança. Dar amor é uma emoção carinhosa e afetuosa que acelera o processo de cura no ho’oponopono.

O poder do ho’oponopono

Repetir o mantra ho’oponopono com frequência permite uma concentração mais profunda na prática. A repetição do ho’oponopono também permite a reprogramação do subconsciente para uma melhor percepção da realidade.

Neste sentido, o uso do japamala é uma ajuda extraordinária para quem quer levar a prática a diante. Com suas 108 contas, ele permite que a atenção seja voltada exclusivamente ao mantra e a intenção do praticante.

No entanto, não há consenso sobre o uso do japamala como contamos neste post aqui (clique para ler).

De toda forma, se você quiser contar com o auxílio de um japamala para suas práticas, visite nossa vitrine virtual. Temos japamalas para todas as práticas, todos os gostos e todos os bolsos. Clique aqui para conhecer.

Sua experiência

Você pratica ho’oponopono? Gostaríamos muito de conhecer suas experiências.

Conte para nós, nos comentários, como a prática impactou na sua vida!

Um abraço e boas práticas,
Mãos Ocupadas

Imagem destacada: https://sacredstoryweavers.net/home/2020/4/9/hooponopono-healing

Postagens Recentes
Mostrando 2 comentários
  • Patrícia Carmo
    Responder

    Adorei o post! Comecei a prática muito recentemente, depois de um vídeo da Luciana Atorresi, no qual Mestre Rumi apresenta e ensina o ho’ oponopono da Nova Era. É mesmo transformador! Traz me uma calma e clareza indescritíveis. Vou seguir, pois acho altamente promissor esse necessário mergulho na possibilidade de elevação espiritual pelo autoconhecimento/autocura

    • Mãos Ocupadas
      Responder

      Ah que maravilha, Patrícia!

      Siga em frente com sua prática pois só a constância é capaz de promover as grandes mudanças.

      Um abraço e gratidão pelo comentário,
      Mãos Ocupadas

Deixe um Comentário

0

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Sete verdades desconfortáveis sobre a vidaComo limpar sua-aura:nove maneiras super fáceis
Vitrine de japamala