Como usar seu japamala na meditação com mantra
São inúmeras as linhagens das tradições hindu e budista que utilizam o japamala para meditação com mantra. Segundo estas tradições, o número 108 é muito auspicioso e a meditação usando japamala pode ser uma ferramenta para alcançar andares mais elevados na evolução espiritual.
Neste post pretendemos somente compartilhar uma visão geral de como o japamala pode ser usado na prática da meditação com mantra. Não pretendemos, em hipótese alguma, reduzir muitos séculos da sabedoria tradicional a algumas poucas linhas. Por isso, recomendamos que você faça uma pesquisa mais profunda e criteriosa antes de ter qualquer opinião sobre o assunto. A orientação de um mestre ou a participação em alguma sangha (comunidade budista) é sempre positiva.
Antes do japamala em si, é importante escolher e preparar o local onde a prática será realizada. Opte por um lugar mais tranquilo e comece organizando o espaço e se conectando com ele. Incensos, velas e essências são bem vindos. Busque uma posição confortável e que dê estabilidade.
Respire fundo e prepare-se para começar. Escolha seu mantra. O mantra ‘Om Mani Padme Hum’ é amplamente praticado, tanto pelos hindus, quanto pelos budistas e significa ‘da lama nasce a flor de lótus’. Se preferir, pode usar uma intenção ao invés de um mantra, como a palavra ‘calma’ ou uma frase de cura como ‘eu me amo’.
Grafia em sânscrito do mantra Om Mani Padme Hum |
Concentre-se na entonação e na repercussão do mantra em seu corpo. Primeiro nas dimensões mais grosseiras e, pouco a pouco, vá percebendo como o mantra age nas camadas mais sutis. Sinta a leveza e deixe-se levar.
De acordo com o Mantra Yoga Samitã, talvez a publicação mais respeitada sobre yoga, são três os tipos de japa (repetições): Mãnasa, Upãmsu e Vãchika.
A Mãnasa japa não pode ser ouvida, mesmo para quem o está fazendo. Quando a repetição pode ser notada pela pessoa que a está entoando, então chama-se Upãmsu japa. Já a Vãchika japa é a repetição em que o mantra é audível a todos ao redor.
Ainda segundo a publicação, o Upãmsu japa é dez vezes, enquanto o Mãnasa japa é mil vezes mais poderoso que o Vãchika japa.
Repita quantas vezes achar necessário. Não tem contraindicação!
Boas práticas!
Conteúdo produzido por Mãos Ocupadas. A cópia e distribuição é autorizada desde que citada a fonte.
-
[…] o foco seja total nos dizeres do mantra e sua intenção. Neste post tem mais informações sobre a meditação com mantra, neste outro falamos sobre o poder dos mantras e neste outro aqui apresentamos alguns dos mantras […]
Deixe um Comentário
Oii não achei como faz pra limpar o japamala de energias?
Aqui está o post, Onilda:
https://maosocupadas.com.br/saiba-como-limpar-corretamente-seu-japamala/
Boa leitura!