Lidando com a incerteza
Na jornada da vida, passamos por várias etapas. Conforme novas etapas surgem, também surgem situações e problemas. É tudo muito dinâmico e que continuarão a mudar e tornar-se novo, sucessivamente. A única certeza que temos é a de que seremos confrontados com várias incertezas.
A incerteza é sempre uma surpresa no caminho. Pode ser uma coisa feliz ou não. Muitas vezes vem tingida de medo e nós nem sequer sabemos qual a causa ao certo. Tudo parece bem mais difícil quando as coisas parecem incertas e a confusão não nos deixa claro como devemos lidar com isso.
Podemos e devemos, de fato, elaborar planos e projetos ao longo da nossa vida. Mas há algumas coisas que não podemos gerenciar e que estão além do nosso controle. É isso o que nos faz ter que aceitar a incerteza para sermos mais poderosos no caminho.
Entender a incerteza é o ponto de partida para nos adaptarmos e continuarmos crescendo. Esta é a chave para o sucesso.
Há sempre o primeiro passo para chegar à linha de chegada e, portanto, sempre há coisas novas para nos adaptarmos. Podemos não saber se nossos passos vão dar certo ou não, mas pelo menos já começamos a caminhada. E devemos ter certeza de que quando tivermos andado alguns passos, não será tão assustador quanto quando tudo parecia incerto.
Coragem é seguir em frente mesmo com medo.
Frase de internet
Para atingir nossos objetivos, temos que ousar correr alguns riscos, seja ao iniciar uma nova carreira, um novo negócio, mudar para uma nova cidade, conhecer novas pessoas e viver uma nova vida.
Tudo parece muito mais difícil quando começamos a pensar demais no que está além do nosso controle. Por exemplo, pensamos se nos encaixaremos em nosso novo trabalho, se as pessoas que conheceremos nos farão bem, se podemos fazê-lo de acordo com o objetivo de tempo especificado e há muitas outras perguntas que nos fazem sentir medo . Vamos aceitar a incerteza, trabalhar para nos adaptar e continuar crescendo.
A adaptação é um processo de auto-ajuste, onde devemos nos colocar como aprendizes: se algo der errado, vamos melhorar e continuar a nos desenvolver. Claro que, com isso, encontraremos a melhor forma de responder a qualquer coisa que esteja além do nosso controle. De fato, o processo de auto-ajuste é diferente para cada pessoa, mas mais cedo ou mais tarde nos adaptamos. O tempo não é uma referência que determina o sucesso ou não. Manter-se confiante em nós mesmos e no processo pelo qual passamos: é disso que se trata.
Se aprendermos e assumirmos um significado em cada nova situação nossa perspectiva mudará, não vemos mais a incerteza como algo assustador, mas sim como uma aventura que nos tornará mais resilientes.
A coisa mais assustadora não é quando falhamos, mas quando nunca tentamos. Quando falhamos, quer dizer que tentamos alcançar o sucesso. Mas, se nunca tentamos, sequer temos a oportunidade de nos mover em direção ao sucesso.
Não importa quão pequena seja a oportunidade que podemos ver. Quando acompanhada de coração e esforço sinceros, não é impossível de chegar lá. Então, não pense muito no que pode ou não acontecer no meio da jornada. Mas foque os pensamentos em como se manter em pé e caminhando em diração aos seus objetivos, valores e sonhos.
Vamos aceitar a incerteza, nos adaptar e continuar crescendo.
No final das contas, em qualquer caminho que estivermos, mesmo nos lugares mais escuros, encontraremos pontos brilhantes quando ousarmos avançar.
Traduzido e adaptado daqui: https://medium.com/@riskaislmyh/dealing-with-uncertainty-7eaec31e2fe9
Imagem destacada: dashu83 on Freepik