Introdução a ayurveda: conhecendo os três doshas

 em Conteúdo Mãos Ocupadas

A ayurveda, medicina tradicional indiana, remonta a mais de 5 mil anos. São os Vedas, os antigos textos em sânscrito, que dão conta do assunto inicialmente. Em uma transliteração livre, ayurveda quer dizer algo como “conhecimento da vida”.

Antes de mais nada, destacamos que este post é um texto introdutório e superficial sobre um assunto profundamente estudado e debatido por especialistas – o que, definitivamente não é o nosso caso.

Assim, pretendemos tão somente apresentar o assunto dividindo em alguns posts até abordarmos como a prática com o japamala pode ajudar no equilíbrio dos doshas. Portanto, este é apenas um primeiro passo!

A ayurveda é um sistema de cura que examina a constituição física, a natureza emocional e a perspectiva espiritual no contexto do universo. De acordo com a filosofia, a força vital universal se manifesta como três energias diferentes, ou doshas, conhecidas como vata, pitta e kapha.

Nesse sentido todos nós somos feitos de uma combinação única dessas três forças. Embora todos tenham um pouco de cada, a maioria das pessoas tende a ter em abundância um ou dois doshas.

Esta combinação única é determinada no momento da concepção e é o seu próprio projeto pessoal, ou prakriti (natureza). Conforme você avança pela vida, a proporção de cada um dos três doshas flutua constantemente de acordo com seu ambiente, sua dieta, as estações, o clima, sua idade e muitos outros fatores.

À medida que entram e saem do equilíbrio, os doshas podem afetar sua saúde, nível de energia e humor geral.

Quais são os três doshas?

Kapha

As pessoas predominantemente kapha têm estrutura forte e são naturalmente atléticas, desde que se exercitem regularmente para controlar sua tendência de ganhar peso. A influência dos elementos terra e água as torna inatamente estáveis, compassivos e leais.

Elas apreciam fazer as coisas de maneira metódica e preferem uma rotina regular em sua vida pessoal e profissional. Quando desequilibradas, elas podem se tornar desmotivadas, teimosas e complacentes, mesmo quando a mudança é necessária.

Sendo assim, seu metabolismo tende a ser lento e seu apetite por comida e estimulação é menos intenso do que os tipos vata ou pitta. Elas se beneficiam ao se exporem a novos ambientes, pessoas e, ocasionalmente, ao jejuar.

Pitta

Já as pessoas do tipo pitta são dominadas pelo elemento fogo, o que as torna inatamente fortes, intensas e irritáveis. Elas tendem a ter uma construção e resistência medianas, com musculatura poderosa. Eles costumam ter a pele sardenta que facilmente fica vermelha ao sol, durante exercícios, massagens e ao ruborizar.

São pessoas obstinadas e boas em fazer o que acham que é certo. Abordam o trabalho e o lazer com a mesma intensidade e competitividade. São líderes naturais e aprendizes rápidos, cuja capacidade de compreender e dominar facilmente novas habilidades e conceitos pode torná-las críticas ou impacientes com as pessoas que consideram ser mais lentos ou menos focadas do que elas.

O tipo pitta têm uma digestão forte e apetites intensos, tanto por comida quanto por desafios. Se perderem uma refeição, provavelmente ficarão mal-humoradas e, em vez disso, poderão “dar uma mordida” em alguém.

Não raro sofrem de problemas de saúde, como inflamação, erupções cutâneas, acne e desarranjo intestinal.

Desta forma, para obter equilíbrio, os pittas precisam gerenciar suas tendências “ígneas”, canalizando-as de maneiras produtivas e aprendendo a reconhecer seu poder destrutivo.

Vata

Por último, as pessoas do tipo vata tendem a ser magras e esguias. São muito ativas mental e fisicamente e gostam de esforços criativos, de conhecer novas pessoas e de viajar para novos lugares.

Quando estão equilibradas, as vatas são flexíveis, têm imaginação viva e são pensadoras originais. Quando desequilibradas, eles podem ficar ansiosas, infundadas e podem parecer “esquisitas” quanto a cumprir compromissos, seguir uma rotina e concluir projetos.

Todavia elas tendem a funcionar com frio e seco e desfrutar de clima quente e úmido. É comum que as tipo vata experimentem mãos e pés frios, prisão de ventre, pele seca e fissuras nas articulações.

A influência do elemento ar em sua constituição faz com que sua energia, humor e apetite flutuem dramaticamente. Por esta razão, os tipos vata frequentemente deixam de comer e dormir regularmente, indo da ingestão de alimentos pesados ​​para a terra e sedação, ou ingestão de estimulantes como café e açúcar para manter a atividade física ou mental intensa.

Como resultado, insônia e baixa imunidade são problemas muito comuns para a pessoa vata sensível.

O que significa ser bi-doshica?

Primeiramente é muito importante termos em mente que, de acordo com a ayurveda, uma mesma pessoa pode reunir características de mais de um dosha.

Ser bi-doshica indica que você compartilha qualidades fortemente com dois tipos de dosha, e é desta forma que a maioria de nós somos.

Pessoas com constituições duais (vata-pitta, pitta-kapha e vata-kapha) são, em certo sentido, “divididas”.

Sob certas condições, um dosha irá predominar e, em outras circunstâncias, o outro dosha irá.

Dessa forma, a melhor maneira de gerenciar a natureza bi-doshica é com o entendimento e a percepção sobre as estações do ano.

Por exemplo, se você tem natureza vata-pitta ou vata-kapha, durante o outono, que é uma estação de vata, você deveria seguir um regime para suavizar as características vata.

Note que “regime” não se refere apenas a uma dieta mas sim, práticas gerais para suavizar ou potencializar alguma característica.

Por outro lado, durante o verão (tempo quente), você perceberia a redução das características pitta. Finalmente, ao longo do inverno (frio), seriam acentuadas as características kapha.

Seria possível ser tri- doshica?

A ayurveda entende que uma pessoa é dita tri-doshica quando apresenta influências balanceadas de cada um dos três doshas.

Como resultado, a pessoa tri-doshica pode ser muito forte, estável e adaptável quando em equilíbrio. Quando estão desequilibradas, porém, podem ter problemas de saúde.

A chave para preservar seu equilíbrio pessoal é aprimorar sua sensibilidade para perceber desequilíbrios potenciais que podem surgir de seu ambiente ou de desequilíbrios alimentares ou emocionais, e adotar práticas que irão contrabalançar essas influências.

Por exemplo, no outono, uma pessoa tri-doshica agiria se fosse uma pessoa com constituição vata e seguiria um estilo de vida e dieta balanceadora de vata.

Da mesma maneira para as outras estações: use um regime de equilíbrio pitta quando o tempo estiver quente e um regime de equilíbrio kapha quando o tempo estiver frio.

E assim concluímos nosso primeiro post de introdução a ayurveda. Conte para nós nos comentários o que mais gostou e o que gostaria que abordássemos nos próximos textos.

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Um abraço e boas práticas,
Mãos Ocupadas

Referências: https://www.yogajournal.com/lifestyle/health/ayurveda/intro-ayurveda/

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