Porque você deve ter uma pedra lápis lazuli por perto
Graças a sua beleza e características energéticas, a pedra lápis lazuli é absurdamente valorizada por aqueles que a conhecem. Seu uso remonta à civilizações muito muito antigas. Há relatos históricos que datam desde o antigo Egito e que dão conta de seu uso em amuletos, joias e outros adereços.
Além do uso como amuleto, também há relatos de uso pelos gregos e romanos em suas pinturas e outras obras de arte graças as suas cores vivas e muito peculiares.
E como uma das principais jazidas de lápis lazuli fica no Chile, também era considerada sagrada e empregada pelos povos originários da América do Sul em seus cultos e práticas espirituais.
Mas é graças às suas propriedades terapêuticas que a pedra lápis lazuli ganha um destaque especial.
Associada ao sexto chakra (Ajna) a ela são atribuídas características de equilíbrio, cura e proteção tanto para o corpo físico, mental e espiritual
Essa pedra é uma excelente opção para você ter sempre por perto se busca por equilíbrio pleno, comunicação assertiva e criatividade ativa.
Neste post você encontra algumas curiosidades e informações sobre a pedra lápis lazuli. Embarque conosco!
O que é lápis lazuli?
Caracterizado por ser um cristal natural formada por uma combinação de minerais como a lazurita, calcita e pirita, a pedra lápis lazuli frequentemente apresenta traços dourados e brancos proveniente da pirita e calcita, respectivamente.
Ao longo da história, sempre foi muito valorizada por seu azul característico e por suas propriedades energéticas.
A origem geológica da lápis lazuli se dá por meio de formações rochosas metamórficas, sendo comumente encontrada em regiões como o Afeganistão, que é conhecido por produzir algumas das mais belas e autênticas do mundo.
Embora o Chile seja uma região muito rica em lápis lazuli, é no Afeganistão que está a maior jazida do mundo, embora outros países também possuam depósitos mais modestos.
Seu nome vem do latim e combina as palavras “lapis”, que significa pedra, e “lazuli”, em referencia a cor azul.
A combinação característica de azul com marcações douradas da pirita e branca da calcita torna a lápis lazuli de uma beleza única, atraindo muito interesse por joalheiros de todos os cantos do mundo.
Os usos da lápis lazuli ao longo da história
De acordo com registros históricos, é muito provável que o uso da lápis lazuli venha de 6mil anos antes de Cristo, pelos egípcios.
Eles a consideravam uma pedra sagrada e associavam suas características a aspectos muito sutis da existência humana.
Muito empregada na confecção de amuletos e joias, era frequentemente usada também para enfeitar as tumbas de alguns faraós.
Já na Idade Média, a lápis lazuli passou a ser associada como símbolo de status e poder. Então passou a ser usada na decoração de castelos e igrejas.
Um fato curioso é que alguns artistas famosos como Michelangelo e Leonardo da Vinci, a usavam para imprimir cores azuis em suas obras.
Até hoje a lápis lazuli é muito valorizada como uma pedra de grande beleza e significado. E nós não poderíamos desconsiderar a pedra na confecção de alguns de nossos japamalas e masbahas.
Para que serve o lápis lazúli
Entre as inúmeras aplicações e significados, a pedra lápis lazuli é associada ao sexto chakra e todas as suas regências. Saiba mais lendo este post.
Por isso, ela é associada à sabedoria, à espiritualidade e ao equilíbrio emocional.
E não perca a oportunidade de conhecer a como nós usamos a pedra lápiz lazuli em nossos japamalas clicando aqui.
Qual sua relação com a lápis lazuli? Conte para nós aqui nos comentários.
Referências: https://www.mycrystals.com/meaning/lapis-lazuli-meaning-and-healing-properties